21 de dezembro de 2024
Mundo

Bento 16 está ‘quase cego’ desde 1994, diz seu ex-secretário pessoal a jornal

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Georg Ganswëin, ex-secretário pessoal de Bento 16, afirmou em artigo ao jornal italiano “Corriere della Sera” que o papa emérito está “quase cego” e vê “muito mal com o olho esquerdo”.

Segundo Ganswëin, Bento 16 sofreu uma hemorragia cerebral em setembro de 1991, apesar de nunca ter sido “fumante ou alcoólatra”. Três anos depois, em 1994, sofreu uma embolia e depois uma maculopatia.

“Anos antes de sua eleição a sucessor de Pedro, ele vê muito mal com o olho esquerdo. Nunca ficou triste por isso. O papa semicego! Quem imaginaria?”, escreve Ganswëin no artigo.

Joseph Aloisius Ratzinger, 89, foi papa de 2005 a 2013, quando renunciou ao cargo. Segundo Ganswëin, Bento 16 decidiu abrir mão do cargo diante da incapacidade física de “atravessar o Atlântico” para participar da Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2013 no Rio de Janeiro.

“Não se tratou de uma fuga. […] O médico havia lhe dito que ele não podia mais atravessar o Atlântico. Mas a Jornada Mundial da Juventude que deveria ocorrer em 2014 foi antecipada para 2013 por conta da Copa do Mundo. Senão, ele teria tentado resistir até 2014”, escreve.

Ganswëin diz ainda que Bento 16 não renunciava a suas 7 ou 8 horas de sono ou à sesta e conta que o papa dá “cada vez passos mais curtos”, em referência à sua saúde debilitada.


Leia mais sobre: Mundo