A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) está convocando os beneficiários do Programa Bolsa Família do município para realizarem o acompanhamento obrigatório. Pais e responsáveis de crianças de 0 a 7 anos de idade e também gestantes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima até 30 de junho.
De acordo com a pasta, o não comparecimento pode resultar em suspensão ou cancelamento do benefício. O acompanhamento de saúde é um requisito obrigatório para a manutenção do benefício e que consiste em monitoramento da situação vacinal das crianças e antropometria (medição de peso e altura), além do pré-natal das gestantes.
Conforme a Chefe de Atenção aos Ciclos de Vida da SMS, Marilya Rodrigues Reis, em dias específicos serão realizados atendimentos especiais. “Nas sextas-feiras do mês de junho serão realizados os ‘Dias D do Bolsa Família’, mas o acompanhamento também pode ser realizado normalmente de segunda-feira a quinta-feira nas UBS´s. Também faremos busca ativa por telefone quando necessário”, informa a gestora.
Marilya destaca ainda que o acompanhamento deve ser feito uma vez por semestre, de janeiro até junho (primeira vigência), e depois de julho a dezembro (segunda vigência). Para realizar o acompanhamento, os beneficiários precisam se identificar com documentos pessoais, de preferência o CPF e número do NIS, e também levar a Caderneta da Criança e a Caderneta da Gestante.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Bolsa família / SMS Aparecida / Cidades