A Bélgica deu uma mostra de força nesta segunda-feira, no último teste antes da viagem à Rússia. Diante de seu torcedor, em Bruxelas, a equipe comandada pelo técnico Roberto Martínez sofreu um susto, mas goleou a Costa Rica pelo placar de 4 a 1.
Com gols de Mertens, Lukaku (dois) e Batshuayi, os belgas responderam a um bom início da Costa Rica, adversária do Brasil no segundo jogo pelo Grupo E da Copa do Mundo. O time da Concacaf, que contava com boa atuação do goleiro Keylor Navas, abriu o placar com Bryan Ruiz, que anotou um belo gol em chute de primeira.
Diante dos belgas, a Costa Rica se sustentou defensivamente e mostrou maturidade no início da partida. Logo aos 24min, Bryan Ruiz aproveitou corte errado de Vertonghen e chutou antes de a bola quicar no gramado. Belo gol para abrir o placar e colocar em xeque o desempenho do time belga.
O susto serviu para melhorar a equipe da casa. A Bélgica aumentou o volume ofensivo e passou a incomodar Keylor Navas. O goleiro do Real Madrid, entretanto, não pôde resistir às seguidas investidas belgas. Aos 30min, Mertens aproveitou chute rasteiro de Eden Hazard e empatou. Antes do intervalo, Lukaku virou a partida.
No segundo tempo, a Bélgica se impôs de vez. Mesmo com Martínez promovendo testes e rodando o time, os europeus trataram de ratificar a qualidade superior em relação aos costarriquenhos. Logo aos 5min da etapa final, Lukaku, de cabeça, fez o terceiro. Batshuayi, aos 19min, fechou o marcador.
Agora, tanto para belgas quanto para costarriquenhos, o próximo desafio já acontecerá pela Copa do Mundo. Segunda rival do Brasil, a seleção da Concacaf debuta na Rússia no dia 17 contra a Sérvia. A Bélgica, uma das favoritas a ir longe, duela no dia 18 contra o Panamá, estreante na competição mais importante do futebol mundial.
Leia mais sobre: Esportes