19 de novembro de 2024
Política

Base do governo Marconi conquista 65% dos votos da disputa para as prefeituras em Goiás

A base aliada do governo estadual obteve 64,9% dos votos dados aos prefeitos eleitos nos 244 municípios goianos onde a eleição se definiu no 1° turno, no último domingo, dia 2. Os vencedores da base somaram juntos 873.398 votos enquanto a oposição amargou cerca de um terço do total, obtendo 470.896 votos, situação muito diversa em relação às eleições municipais anteriores, marcada por maior equilíbrio entre as coalizões oponentes lideradas por PSDB, de um lado, e PMDB, de outro. 

Esse pleito consagrou a base aliada de Marconi como a grande vencedora da disputa municipal, com especial destaque para o PSDB, partido do governador. A coalizão liderada pelos tucanos venceu as eleições municipais em 9 dos 15 maiores municípios em termos populacionais e garantiu vaga nos dois colégios onde haverá segundo turno – Goiânia e Anápolis. No total, 77 candidatos do PSDB venceram em Goiás.

O PSDB elegeu 35 prefeitos a mais que o PMDB, que venceu em 42 municípios. Na comparação com 2012, o PMDB perdeu 15 prefeitos – de 57 para 42, uma redução de 30% no total de eleitos. O DEM perdeu 7 prefeitos, despencando de 17 para 10, redução de 40%. O partido que mais sofreu em Goiás foi o PT, que em 2012 elegeu 17 prefeitos e, nesta eleição, venceu apenas em duas cidades.

O PP, que também integra a base de apoio do governador, é o terceiro partido que mais elegeu prefeitos, com vitória em 22 municípios. Outros cinco grandes partidos da coalizão que apoia Marconi impulsionaram o resultado: o PR elegeu 18 prefeitos; o PSD, 15; o PTB elegeu 12; o PSB, 10 prefeitos; e o PPS conquistou 4 prefeituras. Além de Goiânia, a base aliada estadual também vai disputar o segundo turno em Anápolis, com Roberto do Orion (PTB), que obteve 21,56% dos votos e concorrerá com o atual prefeito, João Gomes (PT), com 29,92% dos votos válidos.

A base venceu em Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso, Trindade, Novo Gama, Senador Canedo, Itumbiara, Jataí, Aruanã, Planaltina e Uruaçu. Em Luziânia, Marcelo Mello, candidato do PSDB, venceu com 86,97% dos votos. A grande surpresa foi Jataí, onde Vinícius Luz derrotou Vítor Priori, candidato apoiado por Ronaldo Caiado (DEM) e Daniel Vilela (PMDB), com 24 mil e 902 votos.

Goiânia

Na capital, o apoio do PSDB e do governador Marconi Perillo foi fundamental para levar Vanderlan Cardoso para o 2° turno. O resultado representou uma derrota para Iris Rezende (PMDB) e para Caiado que acreditavam na vitória no primeiro turno. 

O resultado das eleições de 2016 é mais uma prova do crescimento dos partidos aliados ao governo estadual e o encolhimento da oposição em Goiás.


Leia mais sobre: Política