Fiscais da Central de Fiscalização Covid-19 voltarão nesta semana aos bares e restaurantes de Goiânia. Será a primeira ação concentrada para verificar o cumprimento das normas de prevenção ao contágio pelo coronavírus em quase um mês. O setor foi o primeiro a ser fiscalizado na reabertura, em meados de julho, com três dias de visitas aos estabelecimentos.
As datas serão definidas nesta segunda-feira (10), em reunião no Paço Municipal. Até o momento, de acordo com o gerente de fiscalização da área de alimentos, Jadson Tavares, os empresários têm colaborado e implementado as medidas previstas por decreto.
Ele afirma que as autuações no setor não chegaram a dez. A maioria foi porque clientes andaram sem máscara fora das mesas. Outra infração que gerou autuação foi a colocação de mesas juntas, o que é proibido.
A ideia da fiscalização desta semana é ampliar a consciência e o conhecimento de bares e restaurantes quanto às medidas de proteção.
Segundo o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares (Sindbares), a grande maioria dos empresários está cumprindo as exigências e até ampliando os protocolos de segurança. Conforme a entidade, grande parte dos problemas encontrados até aqui está na dificuldade de convencer o cliente a seguir a conduta determinada pela prefeitura, usando máscara sempre que estiver fora da mesa e sentando-se em, no máximo, quatro pessoas por mesa.
Leia mais sobre: fiscalização coronavírus / Destaque 2 / Goiânia