Goiânia

Banco de Sangue do Hospital Araújo Jorge precisa de doação de sangue e plaquetas

O Banco de Sangue do Hospital Araújo Jorge (HAJ), referência no tratamento do câncer no Centro-Oeste, precisa de doadores de sangue, especialmente dos tipos A-, O- e plaquetas. O Hospital utiliza as bolsas de sangue e plaquetas diariamente, para pacientes que realizam procedimentos cirúrgicos, que precisam de transplante de medula óssea ou que estão se submentendo a quimioterapia e radioterapia. No momento, a situação dos estoques é crítica.

Os pacientes em tratamento oncológico necessitam de transfusão de sangue com maior recorrência. O transplante de medula óssea e a quimioterapia, tratamentos comuns contra o câncer, acabam por causar deficiência nas plaquetas, que são elementos do sangue que atuam na coagulação sanguínea.

De acordo com os dados do Hospital, uma em cada cinco pessoas que são internadas necessitarão de transfusão de sangue em algum momento da internação. Em muitos casos, se o indivíduo não receber a doação, pode não superar o tratamento.

Como ser um doador

Para se tornar um doador, inicialmente, é preciso realizar um cadastro, que passa pelas fases de identificação, em que são solicitados documentos pessoais, depois uma triagem, para verificar os sinais vitais, estado de saúde e identificar um possível anemia, e por fim, a entrevista, para saber o histórico médico, hábitos de vida, e saber se o candidato é apto a ser doador.

Após o cadastro, o candidato apto já pode doar. A coleta é realizada de forma segura, com retirada de aproximadamente 450ml de sangue. Ao final do procedimento, o doador recebe água e lanche. Todo o processo dura em média 40 minutos.

É importante ressaltar que o doador que realizar o cadastro não é obrigado a doar novamente, somente quando quiser. Os requisitos pós-doação também são tranquilos: aguardar ao menos 30 minutos para dirigir, não realizar exercícios físicos intensos, não exercer força no braço da doação e não fumar por 2 horas.

Onde doar

O Banco de Sangue do HAJ recebe doações de qualquer tipo de sangue, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua 239, n º 206, Setor Universitário. Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (62) 3243-7031 ou acesse o site do Banco de Sangue HAJ.

Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Notícias Recentes

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024