A baixa adesão dos mais jovens à vacina contra a covid-19 acende um alerta em Aparecida de Goiânia. O rápido avanço na faixa etária não se traduz na esperada ampliação da cobertura vacinal, o que faz técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) avaliarem novas medidas.
Como informado pela manhã, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus vai debater a aplicabilidade da exigência de cartão de vacinação para entrada de pessoas em ambientes de maior risco, como bares e shoppings.
Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, a obrigatoriedade da apresentação do cartão seria um estímulo aos jovens. “Isso seria mais uma estratégia para atingir o maior número possível de vacinados na faixa etária adulta. A gente está tentando uma estratégia para aumentar a cobertura vacinal. Já vimos alguns movimentos fora do Brasil em relação a isso e vamos sentar com o comitê para ver se há aplicabilidade em Aparecida de Goiânia”, disse ao Diário de Goiás.
Assunção ressalta que a SMS chegou a reduzir a faixa etária contemplada com a vacina até duas vezes numa única semana. Mesmo assim, o comparecimento foi aquém. “A gente acredita que podemos melhorar ainda mais a cobertura vacinal. Há pouca adesão dessa faixa etária mais jovem”, pontuou.
O superintendente lembrou que, entre os idosos, a cobertura chegou a superar 100% no público acima de 70 anos e superou 90% daqueles com pelo menos 60 anos. A partir daí, porém, a tendência foi de queda na adesão. A preocupação é maior porque os jovens tendem a se relacionar com mais pessoas. “É uma população economicamente ativa e tem mobilidade maior”, destacou.
Leia mais sobre: Vacina Covid-19 / Vacinação Covid-19 Aparecida de Goiânia / Aparecida de Goiânia / Destaque