O avião que pertenceu ao advogado goiano Djalma Rezende será leiloado pela Receita Federal. A aeronave tem origem italiana e é alcunhado de ‘avião Ferrari’. Trata-se de um Piaggio P180 Avantti II, um turboélice executivo com design exclusivo.
A aeronave foi comprada pelo goiano em 2012, via Algar Aviation. No contrato, Rezende garantiu o direito de utilizar símbolos da Ferrari. Contudo, em 2015, a Receita Federal apreendeu o avião por suspeita de sonegação de imposto por parte da empresa que o vendeu ao empresário.
O certame já está aberto para propostas e o lance mínimo é de R$ 13,9 milhões de reais. Os interessados podem ver o lote e dar o seu lance clicando aqui.
Por que avião Ferrari foi apreendido
Djalma Rezende revelou que havia feito três pagamentos antecipados pelo ‘avião Ferrari’. À TV Record, na época, ele disse que não sabia que não era o dono da aeronave e afirmou que toda a documentação indicava a compra do turboélice.
A Algar teria sonegado metade do IPI devido. Além disso, a empresa vendeu um avião do qual não era a dona e que até hoje consta na Anac como proprietária, mesmo depois do contrato de aluguel entre a Algar e a SFG ter terminado em 2015. Para piorar, com o fim do contrato, o turboélice deveria ter sido devolvido.
A Receita Federal explicou que a Algar alegou que o turboélice seria usado no ramo de táxi aéreo e foi adquirido via aluguel da americana SFG Aircraft.
Por se tratar de uma aeronave de uso comercial e não privado, e através do regime de leasing e não de venda, estaria sujeita a um regime especial de tributação. Ou seja, a Algar estaria pagando bem menos impostos.
O Diário de Goiás entrou em contato com Djalma Rezende, que prometeu resposta à reportagem ainda nesta quinta-feira (30). O conteúdo será atualizado.
Detalhes do avião
O avião chama a atenção pelo motor, que é virado para trás, com hélices propulsoras e não tratoras como é a configuração típica, ele tem também uma asa na parte traseira e conta com os canards iguais aos dos caça Gripen da FAB – esses são pequenas asas na frente da aeronave, que cumprem a função de estabilizadores horizontal.
Este exótico design foi concebido pela Piaggio Aerospace, que tem como investidor Piero Ferrari, único filho vivo de Enzo Ferrari e atual dono de 10% da fabricante italiana.
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