A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou na manhã desta quarta-feira (13) que encontrou a aeronave, que desapareceu no último sábado (9), entre as cidades de Juruena (MT) e Juara (MT). No avião estava o piloto Leandro Ferreira Pascoal, de 28 anos, a mulher dele, Franciele Reseto Pascoal, e o filho do casal, Felipe Pascoel, de 1 ano e 7 meses.
De acordo com a FAB, o avião prefixo PU-MMT, modelo Paradise P1, foi localizado na tarde de ontem (12), no entanto, os militares ainda não conseguiram chegar ao local devido ao mau tempo e a mata fechada. Ainda não foram divulgadas informações sobre as vítimas.
Um helicóptero que também participou da operação conseguiu chegar mais perto e a tripulação confirmou que os vestígios eram destroços do avião.
Veja nota na íntegra
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que por volta das 16h00 HBV de terça-feira (12/12), a Força Aérea Brasileira (FAB) localizou vestígios que poderiam ser da aeronave de prefixo PU-MMT, acidentada no estado do Mato Grosso no último sábado (09/12).
Tendo em vista que tais vestígios estavam em uma região de mata muito fechada, a solução adotada foi a de se buscar uma área mais descampada na qual foram lançados paraquedistas da FAB, especialistas em resgate. Esses militares saltaram do avião que realizava a busca, no caso um SC-105 Amazonas do 2º/10ºGAV “Esquadrão Pelicano”.
Entretanto, as condições meteorológicas no momento, as características da mata extremamente fechada e o pôr-do-sol impediram que os militares chegassem até o local.
Paralelamente ao lançamento dos paraquedistas, a Força Aérea Brasileira acionou um helicóptero H-1H, também pertencente ao Esquadrão Pelicano, o qual decolou imediatamente de Alta Floresta – MT, local onde encontrava-se em alerta exclusivo para apoiar a operação.
Ao sobrevoar o local, já no final do dia e a baixa altitude, a tripulação do helicóptero conseguiu confirmar que os vestígios eram efetivamente destroços da aeronave de prefixo PU-MMT.
As condições meteorológicas na região são desfavoráveis nesta manhã de quarta-feira (13/12), prejudicando as decolagens das aeronaves, no entanto, as equipes de resgate da FAB procedem as buscas em solo.
Brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Leia mais sobre: Brasil