Apesar das reclamações relacionadas a infraestrutura e organização, especialmente no último dia, a avaliação geral do Festival Italiano de Nova Veneza foi positiva e chegou a 92,9%, de acordo com levantamento feita pela Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) e divulgado nesta sexta-feira (16/06). No entanto, quando os percentuais são convertidos em médias, há uma pequena redução para o ano de 2022: de 4,44 para 4,36.
O levantamento foi feito durante os dias que o evento foi realizado e concentra a avaliação de 200 participantes. 47,72% consideraram o evento bom enquanto 45,18% o acharam ótimo. A avaliação positiva chega a 92,92%. Apenas 6,09% considera razoável e 1,02% considerou o evento péssimo. Dos entrevistados, apenas uma pessoa disse que não voltaria. Todos os outros 199 pontuaram uma ou outra crítica mas planejam retornar em edições futuras.
Na estratificação do evento, a melhor avaliação fica por conta da gastronomia e dos pratos servidos: 35,11% consideraram bons e 60,64%, ótimo chegando a 95,75% de avaliação positiva. No entanto, com percentuais negativos altos, há muitas queixas com banheiros e estacionamento.
É justamente essas questões que mais aparecem debaixo do questionário: “O que poderia ser melhorado no evento?”; melhoria no estacionamento, mais divulgação e ampliar banheiros foram as mais solicitadas. O preço do estacionamento também foi uma queixa comum.
Há também aqueles que deem dicas com relação à organização cultural do evento: “grupo de pagode para animar mais a festa” e “show sertanejo depois de uma apresentação típica”. Uma queixa recorrente entre as melhorias também é no sentido de ampliar a acessibilidade do evento. Há inúmeras críticas com relação aos espaços para pessoas com mobilidade reduzida.
A pesquisa foi conduzida por técnicos da Goiás Turismo durante os dias do evento entre 1 e 4 de junho. O levantamento foi realizado por formulários impressos disponíveis no Festival. Haviam perguntas fechadas e abertas. De acordo com a Prefeitura de Nova Veneza o público do evento foi de aproximadamente 100 mil pessoas durante os dias do evento.
Foram entrevistados 200 participantes do evento (população) – (amostra: 200 de 100.000 da população). De acordo com essa amostra temos uma margem de erro de 5.79% em relação à amostra e nível de confiança 90%.