13 de julho de 2024
Aprovado

Avaliação positiva do Festival Italiano de Nova Veneza chega a 92,9%, mostra pesquisa

O levantamento foi feito durante os dias que o evento foi realizado e concentra a avaliação de 200 participantes. 47,72% consideraram o evento bom enquanto 45,18% o acharam ótimo
Festival Italiano de Nova Veneza recebeu carca de 130 mil pessoas (Foto Prefeitura de Nova Veneza).
Festival Italiano de Nova Veneza recebeu carca de 130 mil pessoas (Foto Prefeitura de Nova Veneza).

Apesar das reclamações relacionadas a infraestrutura e organização, especialmente no último dia, a avaliação geral do Festival Italiano de Nova Veneza foi positiva e chegou a 92,9%, de acordo com levantamento feita pela Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) e divulgado nesta sexta-feira (16/06). No entanto, quando os percentuais são convertidos em médias, há uma pequena redução para o ano de 2022: de 4,44 para 4,36.

O levantamento foi feito durante os dias que o evento foi realizado e concentra a avaliação de 200 participantes. 47,72% consideraram o evento bom enquanto 45,18% o acharam ótimo. A avaliação positiva chega a 92,92%. Apenas 6,09% considera razoável e 1,02% considerou o evento péssimo. Dos entrevistados, apenas uma pessoa disse que não voltaria. Todos os outros 199 pontuaram uma ou outra crítica mas planejam retornar em edições futuras.

Na estratificação do evento, a melhor avaliação fica por conta da gastronomia e dos pratos servidos: 35,11% consideraram bons e 60,64%, ótimo chegando a 95,75% de avaliação positiva. No entanto, com percentuais negativos altos, há muitas queixas com banheiros e estacionamento.

É justamente essas questões que mais aparecem debaixo do questionário: “O que poderia ser melhorado no evento?”; melhoria no estacionamento, mais divulgação e ampliar banheiros foram as mais solicitadas. O preço do estacionamento também foi uma queixa comum. 

Há também aqueles que deem dicas com relação à organização cultural do evento: “grupo de pagode para animar mais a festa” e “show sertanejo depois de uma apresentação típica”. Uma queixa recorrente entre as melhorias também é no sentido de ampliar a acessibilidade do evento. Há inúmeras críticas com relação aos espaços para pessoas com mobilidade reduzida.
A pesquisa foi conduzida por técnicos da Goiás Turismo durante os dias do evento entre 1 e 4 de junho. O levantamento foi realizado por formulários impressos disponíveis no Festival. Haviam perguntas fechadas e abertas. De acordo com a Prefeitura de Nova Veneza o público do evento foi de aproximadamente 100 mil pessoas durante os dias do evento.

Foram entrevistados 200 participantes do evento (população) – (amostra: 200 de 100.000 da população). De acordo com essa amostra temos uma margem de erro de 5.79% em relação à amostra e nível de confiança 90%.


Leia mais sobre: Cidades / Variedades

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.