05 de dezembro de 2025
Padrão de excelência • atualizado em 26/05/2025 às 18:21

Avaliação da Anvisa aponta 31 unidades com UTIs em “alta conformidade” em Goiás

O número corresponde a 39% do total de unidades com UTIs no estado, o que supera em mais que o dobro a meta estipulada da proposta no Plano Integrado da Anvisa, que é de 10%
88% dos serviços de saúde com UTI aderiram à avaliação da Anvisa. Foto: SES-GO
88% dos serviços de saúde com UTI aderiram à avaliação da Anvisa. Foto: SES-GO

Goiás possui 31 Serviços de Saúde com UTI classificados como em Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente de 2024. De acordo com a Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, realizada anualmente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o número corresponde a 39% dos serviços de UTIs do estado, o que atinge mais que o dobro da meta proposta pela Anvisa no Plano Integrado, que é de 10%.

Conforme a Anvisa, 88% das unidades aderiram à Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, superando a meta de 85% de participação. Dos 90 serviços de saúde com UTI em funcionamento por um período igual ou superior a 10 meses, 79 participaram da avaliação anual em Goiás.

Todos os anos, a Anvisa promove, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP VISA dos estados e DF) do país, a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva e para serviços de diálise. A primeira avaliação é realizada desde 2016, e a segunda desde 2022.

A iniciativa avalia 21 indicadores de estrutura e processo para os hospitais com leitos de UTI. Além disso, para serviços de diálise, leva em consideração 18 indicadores, todos baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde e em outras normativas federais.

Em relação aos serviços de Diálise crônica, Goiás contava com 38 serviços em funcionamento por um período igual ou superior a 10 meses, sendo que destes, 33 serviços participaram da Avaliação Nacional, ficando com 87% de adesão à Avaliação Nacional das Práticas de segurança do Paciente, atingindo e superando a meta de 60%, constante no Plano Integrado.

De acordo com a Anvisa, a ferramenta está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, sendo uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

Avaliação local

A avaliação foi realizada em 2024 e referiu-se ao funcionamento e as ações realizadas no ano anterior, 2023). Segundo a Anvisa, o objetivo é certificar os serviços de saúde que ficaram em Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente nos serviços com leitos de UTI e Diálise do estado de Goiás em 2024, e divulgar a Avaliação Nacional das Prática de Segurança do Paciente de 2025.

Os serviços que foram classificados como de Alta conformidade serão certificados durante I Simpósio Estadual de Segurança do Paciente de Goiás, que acontecerá no dia 3 de junho, na Assembleia Legislativa do estado de Goiás (Alego).

O evento será realizado pela Coordenação Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção em Serviços de Saúde de Goiás (CESPCISS), da Gerência de Vigilância Sanitária, Superintendência de Vigilância Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O simpósio conta com a participação, dos diretores dos serviços de saúde com UTI, dos representantes dos Núcleos de Segurança do Paciente dos hospitais com UTI e dos serviços de hemodiálise.


Leia mais sobre: / / / Cidades