{nomultithumb}
Autoridades goianas lamentaram a morte do escritor José Mendonça Teles. Foi manifestado pesar por meio das redes sociais.
O prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) disse que “rogou a Deus para que conforte os corações dos familiares” e que “José Mendonça deixa um legado de muito trabalho e um obra riquíssima que ficará eternizada na literatura goiana e brasileira”.
{source}
<<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O prefeito Iris Rezende lamenta profundamente a morte do escritor goiano José Mendonça Teles. Um dos mais importantes escritores de Goiás, José Mendonça deixa um legado de muito trabalho e um obra riquíssima que ficará eternizada na literatura goiana e brasileira. <a href=”https://t.co/W4RhaL4QLI”>pic.twitter.com/W4RhaL4QLI</a></p>— Iris Rezende (@IrisRezendeM) <a href=”https://twitter.com/IrisRezendeM/status/990605362255618048?ref_src=twsrc%5Etfw”>29 de abril de 2018</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
>
{/source}
O governador de Goiás, José Éliton (PSDB), ainda no twitter destacou que José Mendonça Teles “foi essencial e pioneiro no importantíssimo trabalho de resgate histórico da memória goiana, presenteando nosso povo com registros perpétuos de nossa história”.
{source}
<<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Foi essencial e pioneiro no importantíssimo trabalho de resgate histórico da memória goiana, presenteando nosso povo com registros perpétuos de nossa história.</p>— Zé Eliton (@JoseEliton_Jr) <a href=”https://twitter.com/JoseEliton_Jr/status/990605091722944512?ref_src=twsrc%5Etfw”>29 de abril de 2018</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
>
{/source}
José Éliton ainda se manifestou por meio de uma nota:
É com muito pesar que lamentamos o falecimento do escritor, poeta e historiador José Mendonça Teles, que deixa um incontestável legado cultural para Goiás e para o Brasil. Foi essencial e pioneiro no importantíssimo trabalho de resgate histórico da memória goiana, presenteando nosso povo com registros perpétuos de nossa história. Homem de virtudes ímpares, poeta, historiador, jornalista, escritor e um incansável defensor das nossas riquezas.
Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles, nasceu há 82 anos em Hidrolândia e é irmão do também escritor e professor Gilberto Mendonça Teles.
José Mendonça Teles deixa para a posteridade 33 livros relacionados com a cultura goiana, entre eles ‘Vida e Obra de Silva e Souza’, ‘A Imprensa Matutina’, ‘General Curado – Estudo Biográfico’, ‘A Cidade do Ócio’ e ‘Dicionário do Escritor Goiano’.
Outro legado seu é o hino oficial do Estado de Goiás, uma verdadeira declaração de amor de um homem apaixonado por nosso estado.
Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás (hoje PUC), onde lecionou por mais de três décadas, em 2003 o título de Doutor Honoris Causa. Também presidiu por muitos anos o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e a Academia Goiana de Letras, além de ter atuado como secretário de Cultura de Goiânia e presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás.
O talento do goiano José Mendonça foi reconhecido pelas mais importantes instituições culturais do Brasil, recebendo inúmeras condecorações e medalhas, entre elas a Medalha João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras.
O escritor deixa as filhas Alessandra e Geovana, seis netos e um bisneto. Mas também deixa 7 milhões de goianos que reverenciam e admiram sua obra e legado para a cultura do nosso Estado.
Hoje e eternamente, José Mendonça Teles é e sempre será a referência na cultura e literatura de Goiás.
José Eliton
Governador do Estado de Goiás
O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) também usou as redes sociais para manifestar pesar pela morte de José Mendonça Teles. “Pesquisador incansável, Mendonça Teles passou a vida demonstrando seu amor pela nossa terra por meio de sua obra”. Marconi ainda lembrou que o escritor foi homenageado na edição do FICA, em 2014.
{source}
<<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Perdemos ontem nosso querido escritor, poeta e historiador José Mendonça Teles, um dos maiores nomes da cultura de Goiás e do Brasil. Pesquisador incansável, Mendonça Teles passou a vida demonstrando seu amor pela nossa terra por meio de sua obra. <a href=”https://t.co/Uktfj4WRgR”>pic.twitter.com/Uktfj4WRgR</a></p>— Marconi Perillo (@marconiperillo) <a href=”https://twitter.com/marconiperillo/status/990584800858734593?ref_src=twsrc%5Etfw”>29 de abril de 2018</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
>
{/source}
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, José Vitti (PSDB) afirmou que “Mendonça Teles deixa, sem dúvidas, um importante legado para todos os goianos e será sempre lembrado por todos nós como um verdadeiro ícone da nossa tradição”.
{source}
<<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Mendonça Teles deixa, sem dúvidas, um importante legado para todos os goianos e será sempre lembrado por todos nós como um verdadeiro ícone da nossa tradição. Meus sinceros sentimentos a todos os amigos e familiares. Que Deus conforte a todos nesse momento! <a href=”https://twitter.com/hashtag/Luto?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#Luto</a></p>— José Vitti (@JoseVitti) <a href=”https://twitter.com/JoseVitti/status/990623665862729731?ref_src=twsrc%5Etfw”>29 de abril de 2018</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
>
{/source}
O ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso também usou o Twitter para se manifestar. Ele afirmou que o consolo é que a obra de José Mendonça vai continuar pra sempre. “Teles sabia, como poucos, expressar toda nossa goianidade”.
{source}
<<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Luto: Goiás perdeu um dos seus mais ilustres artistas. O escritor José Mendonça Teles nos deixou, mas temos o consolo de que sua obra vai continuar pra sempre. Teles sabia, como poucos, expressar toda nossa goianidade.<br>Meus sinceros sentimentos a toda família. <a href=”https://t.co/4OtEW7zuLg”>pic.twitter.com/4OtEW7zuLg</a></p>— Vanderlan Cardoso (@Vanderlan_VC) <a href=”https://twitter.com/Vanderlan_VC/status/990593793723392000?ref_src=twsrc%5Etfw”>29 de abril de 2018</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
>
{/source}
A vereadora Dra Cristina (PSDB) disse no Twitter que as obras de José Mendonça Teles e o jeito de encantar as pessoas com as palavras estarão para sempre em nossos corações.
{source}
<<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Perdemos neste sábado o poeta, José Mendonça Teles. Suas obras e seu jeito de encantar as pessoas com as palavras ficará para sempre em nossos corações e memória, pois: "O amor, querida, tem dessas coisas, não podemos negar: — todo silêncio estendido na eternidade do olhar." <a href=”https://t.co/b5r0AfHwvJ”>pic.twitter.com/b5r0AfHwvJ</a></p>— Dra. Cristina (@dracristinacom) <a href=”https://twitter.com/dracristinacom/status/990615514681692160?ref_src=twsrc%5Etfw”>29 de abril de 2018</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
>
{/source}
Leia mais
Atlético lamenta morte de José Mendonça Teles
Leia mais sobre: Cidades