Autoridades da área da Saúde em Goiás estão preocupadas quanto aos baixos estoques de bolsas de sangue. Muitas pessoas viajam neste final de ano. É um período em que há a possiblidade de aumento de acidentes de trânsito o que pode provocar um aumento por demanda de bolsas de sangue. Para melhorar este quadro, teve início nesta segunda-feira (21) a Semana Nacional do Doador de Sangue.
“Nós temos uma combinação extremamente desfavorável. Nos feriados prolongados de final de ano, as pessoas viajam bastante, aumentam as possibilidades de acidentes de trânsito, com acidentes graves que necessitam de sangue e por outro lado diminui a quantidade de pessoas que doam sangue neste período. Nesta época cai o número de doadores. Então agora é o período certo para que a gente possa incentivar a doação e termos estoques para esta época mais crítica”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela.
Com o slogan Gotas de solidariedade fazem litros de diferença, autoridades fazem alerta para que cidadãos possam colaborar, doando sangue, ajudando a salvar vidas. O diretor geral do Hemocentro, Arione José de Paula, disse que os estoques estão longe do que é considerado ideal.
“Nós temos capacidade para receber no Hemocentro 250 doadores, está passando cerca de 100, 130 doadores por dia. É muito aquém do necessário. Temos capacidade para armazenar 1,5 mil bolsas, hoje estamos perto de 150 bolsas. É pouco. O Hemocentro está em toda a rede SUS. Só a ação do doador pode nos ajudar no estoque de sangue”, argumentou o diretor do Hemocentro.
Homenagens
Um evento foi realizado no Palácio das Esmeraldas e marcou o lançamento da Semana Nacional do Doador de Sangue. Na ocasião foi realizada uma homenagem a pessoas que separam um tempo, em sua rotina diária, para ajudar a salvar vidas.
Alzenar Abreu foi uma das homenageadas. O irmão dela necessitava de medula óssea, os tipos sanguíneos não eram compatíveis, até que se verificou que ela poderia ser doadora. Hoje o irmão dela se recupera, a vida foi salva graças a um gesto de entrega. Ela ressalta que o mesmo pode acontecer com inúmeras pessoas.
“Quanto mais pessoas doarem há a possibilidade maior das pessoas que precisam de medula encontrar um doador compatível e cada um de nós podemos fazer nossa parte. Tem alguém do outro lado que pode precisar”, destacou.
Outro doador que foi homenageado foi Luiz Antônio Madyr. Há 50 anos ele é doador de sangue. “Foi um desejo de ser solidário as pessoas que estavam precisando. Eu me tornei um doador voluntário. Nas minhas viagens eu via muitos acidentes, as pessoas em hospitais necessitando de doação. Nós temos como dever preservar a vida e doar sangue é uma forma de preservar a vida”, informou.
Como doar?
Interessados podem ligar no telefone (62) 3201-4575, agendar uma data para que uma unidade móvel do Hemocentro vá até o local para fazer a captação das bolsas de sangue, seja na Região Metropolitana de Goiânia ou no interior. Outro local de bastante importância que recebe doação de sangue é o Hospital Araújo Jorge.
Requisitos
Podem doar sangue pessoas saudáveis e com idade entre 16 e 69 anos. Os doadores devem pesar acima de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Uma bolsa de sangue contém de 400 a 450 ml de sangue.
Além de tomar um café da manhã ou lanche da tarde reforçado, o doador também recebe um atestado de comparecimento, já que uma vez por ano a falta no trabalho para este fim é garantida por lei. Mas, acima de tudo, a principal recompensa é sair do Hemocentro com a certeza de ajudar a salvar vidas.
É preciso
• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização);
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.
Intervalos para doação
• Homens – 60 dias (máximo de 4 doações nos últimos 12 meses)
• Mulheres – 90 dias (máximo de 3 doações nos últimos 12 meses)
Leia mais sobre: Cidades