A reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro aumentou, segundo a última rodada da pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta segunda-feira (18). O resultado mostra que a parcela da população que considera a getão ruim ou péssima passou de 35% para 40%.
Em contrapartida, quem avalia o governo como ótimo ou bom era 38% na rodada anterior e caiu para 32% na pesquisa de janeiro.
De acordo com o Ipespe, é a primeira vez, desde maio do ano passado, em que há aumento no percentual dos críticos ao governo e redução no de apoiadores. É também a primeira vez, desde julho, em que a avaliação negativa supera a positiva.
Veja os resultados da avaliação do governo
Janeiro
Ruim/péssimo – 40%
Ótimo/bom – 32%
Regular – 26%
Dezembro
Ruim/Péssimo – 35%
Ótimo/bom – 38%
Regular – 25%
A perda de popularidade do presidente coincide com a piora da avaliação das ações tomadas por ele para combater a pandemia de covid-19. O percentual de pessoas que considera a atuação de Bolsonaro como ruim ou péssima subiu de 48% para 52%, número mais alto desde julho. Para 23%, a gestão da crise sanitária é ótima ou boa, frente a 26% em dezembro.
A expectativa para o restante do governo Bolsonaro é ruim ou péssima para 37% dos entrevistados, mesmo número percentual daqueles que esperam dois anos bons ou ótimos.
A XP/Ipespe ouviu 1 mil pessoas em todo o país, entre 11 e 14 de janeiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
Leia mais sobre: avaliação governo Bolsonaro / Destaque 2 / Política