Em quatro anos o eleitorado feminino aumentou em 5,81%, enquanto o masculino subiu 4,54%. De acordo com as estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esta semana, o número de mulheres eleitoras é de 52,13% e de homens é de 47,78%.
Mesmo com o aumento no eleitorado, a participação efetiva das mulheres na política ainda é pequena. O número de candidatos deve ser de no mínimo 30% e no máximo 70% para cada gênero nos cargos de deputado federal, estadual, distrital e vereador. A regra é da Lei 12.034/2009, que torna obrigatória a presença de mulheres nas candidaturas.
CAMPANHA
Para incentivar maior participação das mulheres o TSE criou a campanha “Mulher na Política” em março deste ano e lançada no Congresso Nacional. Atualmente, menos de 10% das candidatas ocupam cargos eletivos, o que é considerado um número baixo em comparação a outros países.
De acordo com o TSE, em 2010 foram eleitas 45 deputadas federais, ou seja, a 9% do total de 513 vagas. Para o Senado Federal foram eleitas apenas sete mulheres para os 54 cargos, ou seja, 13%.
Leia mais sobre: Cidades