23 de novembro de 2024
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Aulas presenciais em Goiás são suspensas até 30 de maio

Salas de aula permanecerão vazias até o fim de agosto. (Foto: Reprodução)
Salas de aula permanecerão vazias até o fim de agosto. (Foto: Reprodução)

As aulas presenciais em Goiás estão suspensas até o dia 30 de maio. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) decidiu acatar nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e estendeu a proibição até o fim do próximo mês. O período de suspensão das escolas começou entre os dias 16 e 18 de março.

Conforme a Seduc, 90% das escolas da rede estadual continuam oferecendo aulas na modalidade educação a distância desde o dia 23 de março. A implementação desse modelo foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação.

A pasta explica que as coordenações e o corpo docente vêm desenvolvendo ações pedagógicas para manter o cronograma letivo e alcançar o maior número de alunos. São utilizadas ferramentas e estratégias como videoaulas, grupos de WhatsApp, Google Classroom, listas impressas e entrega de materiais didáticos nas casas ou em pontos de referência de cada comunidade.

Portal on-line

O governo lançou um portal para auxiliar professores e estudantes da rede estadual na educação a distância. A página tem conteúdos com aulas e listas de atividades para todas as séries dos ensinos Fundamental e Médio. O Portal NetEscola, conforme a Seduc, suplementa aulas elaboradas pelos professores.

Aulas transmitidas pela TV e acesso à internet

A partir da próxima segunda-feira (27), a Seduc deve transmitir aulas para os Ensinos Fundamental e Médio pela TBC. A secretaria negocia com a emissora a disponibilidade de um horário pela manhã e um horário no período da tarde dedicados à transmissão dos conteúdos.

Em comunidades sem acesso à internet, as escolas estão organizando entrega de atividades, agendamento telefônico com os pais e impressão de listas. O método tem sido adotado com os estudantes da zona rural.

No Colégio Estadual Oscar Ribeiro da Cunha, por exemplo, localizado em Rio Verde, os coordenadores pedagógicos entram em contato com os pais e estabelecem um ponto de entrega e distribuição das atividades. Semanalmente, um dos coordenadores vai até o local combinado e entrega as listas, que são retiradas por pais e alunos da região.

No município de Santo Antônio da Barra, segundo a coordenadora regional, a estratégia foi outra. Antes das aulas não presenciais terem início, os gestores do Colégio Estadual Hermínio Rodrigues Leão agendaram com cerca de 120 pais o melhor horário para a retirada das atividades na escola. Também foi solicitado aos pais da zona rural que possuem acesso à internet que compartilhassem com os demais as atividades e as tarefas propostas pela escola.

Educação Especial

O trabalho dos profissionais de apoio e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) segue normalmente, porém a distância. Assim, os estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento/Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação continuam sendo atendidos.

Superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais da Seduc, Núbia Rejaine lembra que o plano de aula e a elaboração dos conteúdos são de responsabilidade dos professores regentes de cada área do conhecimento. O professor regente deve preparar, também, conteúdo adaptado para seus alunos com deficiência, de acordo com as limitações deles. Já o papel do profissional de apoio e do professor de AEE, como explicou, é de mediar essa aprendizagem, acompanhando de perto os estudantes da Educação Especial.


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