As aulas da Universidade Federal de Goiás (UFG) retornarão no dia 31 de agosto. O Conselho Universitário aprovou, ainda em julho, o calendário com as principais datas para o retorno das aulas dos dois semestres letivos de 2020, além de matrículas e início das aulas de 2021. Nesta retomada, as aulas serão remotas.
“Organizaremos todas as atividades possíveis de serem realizadas de forma remota. Claro que a gente já se prepara também para uma possível volta presencial, mas só quando tivermos condições e absoluta segurança para isso”, afirmou o reitor Edward Madureira. “Enquanto não é possível (retorno presencial), não seria justo com mais de 20 mil estudantes, que precisam dar continuidade à sua vida”, completou.
Em relação às disciplinas com aulas práticas, definiu-se que cada unidade da UFG analisará os casos para determinar quando e de que forma poderão ser ofertadas.
Para alunos carentes e sem acesso à tecnologia necessária para o acompanhamento de aulas, a UFG já aprovou empréstimo de computadores e auxílio de R$ 50. Também há uma campanha, encabeçada pela Associação de Egressos, que pretende arrecadar fundos para doar equipamentos eletrônicos aos estudantes que precisam.
Calendário
O término das aulas do primeiro semestre deste ano deve ocorrer em 22 de janeiro de 2021. O segundo semestre letivo tem previsão de início no dia 22 de fevereiro de 2021, com término no dia 12 de junho. O semestre 2021/1 ficou com início marcado para 26 de julho do ano que vem.
Conforme o reitor, o período de excepcionalidade faz com que as decisões sejam dinâmicas e “algumas decisões intermediárias talvez se façam necessárias”.
Leia mais sobre: UFG / Destaque 3 / Educação