Sintego debate situação da educação em Goiás em Audiência Pública
Professores de todo o Brasil realizam nesta quinta-feira, 30 de abril, uma greve nacional em busca da valorização da carreira do professor. Promovida pela CNTE em todo o país, dentro da 16ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.
Aqui em Goiás além da paralização será realizada uma Audiência Pública, Às 9h, no Auditório da Faculdade de Educação, o Sintego vai discutir os caminhos para a melhoria da qualidade do ensino e a valorização profissional.
A Audiência conta com a participação do Conselho Estadual de Educação, Ministério Público, Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte, Fórum Estadual de Educação, Undime, Faculdade de Educação da UFG, PUC, UNE, UBES, UEE, ANPED, ANFOPE, ANPAE, CME e ALEGO.
Em discussão o cumprimento integral da Lei do Pìso do Magistério, a implementação do Plano Estadual e os municipais de Educação; a terceirização da gestão escolar para as Organizações Sociais (OS); a concessão de Planos de Carreira a todos os trabalhadores das escolas públicas (professores, especialistas e administrativos); e o investimento necessário para a implantação do Custo Aluno Qualidade.
Segundo dados do Sintego no interior do estado de Goiás somente 86 municípios vão pagam o Piso nacional respeitando o Plano de Carreira.
Leia mais sobre: Cidades