A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da TV brasileira, morreu na madrugada deste domingo (5). A atriz de 94 anos morava em João Pessoa com a filha desde 2015. Lolita estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves com pneumonia, mas não resistiu.
Segundo a filha de Lolita, a médica Silvia Rodrigues, o corpo da atriz será cremado na segunda-feira (6), em uma cerimônia para familiares.
Trajetória
Popularmente conhecida como Lolita Rodrigues, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite nasceu em 1929, na cidade de Santos, em São Paulo. Lolita era atriz, cantora e apresentadora, tendo inclusive cantado o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, em 1950.
A carreira artística de Lolita teve início em radionovelas e como cantora na Era de Ouro do rádio no Brasil. O trabalho como atriz começou com a interpretação uma cigana em “Corcunda de Notre Dame”, em 1957, na TV Tupi.
Além disso, a carreira de Lolita foi recheada de personagens que falavam com sotaque castelhano, como por exemplo, a espanhola Aldonza, em “Sassaricando”. O último papel na TV interpretado pela atriz foi como Noêmia, na novela Viver a Vida, em 2009.
Vida pessoal
Lolita foi casada por 31 anos com Aírton Rodrigues, com quem apresentou o programa “Almoço com as Estrelas” na TV Tupi por mais de duas décadas. Eles se separaram em 1982, mas ela não costumava falar sobre o divórcio.
Após se aposentar, a atriz apareceu poucas vezes em público, mas manteve por perto a companhia da única filha. Uma das últimas aparições públicas de Lolita foi em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.
Lolita era muito amiga de Nair Bello e Hebe Camargo e, segundo a filha da atriz, elas tinham um humor invejável. “Lola e Nair se falavam ao telefone umas 8 a 10 vezes por dia. Amavam o que faziam”, disse à época da morte de Jô Soares, quando cenas da entrevista com o trio foi resgatada.
Leia mais sobre: Morte / Entretenimento