O Governo de Goiás monitora as condições de segurança para os turistas na região da Chapada dos Veadeiros, no Norte do estado, e esclarece que a maioria dos atrativos segue aberta à visitação. De acordo com a Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), apenas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros contém focos de incêndio e, por esse motivo, permanece fechado temporariamente pela empresa responsável pela administração local.
“Temos vários veículos de comunicação informando sobre as queimadas, mas é importante dizer que a Chapada dos Veadeiros está aberta para os turistas, com segurança. Vamos procurar a melhor informação, porque isso prejudica a economia local e os trabalhadores”, frisou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Segundo o empresário do segmento de receptivos, Ion David, que atua na região há 27 anos, o parque que está fechado possui apenas quatro atrativos, enquanto a Chapada dos Veadeiros oferece diversos outros locais que estão recebendo os turistas normalmente, como fazendas e propriedades particulares. “90% estão abertos, com visitação normal”, acrescentou.
Estão em pleno funcionamento, por exemplo, o Parque Estadual Águas do Paraíso, onde estão as cachoeiras e cataratas do Rio dos Couros; a Cachoeira Almécegas; o famoso Vale da Lua; e a Cachoeira Santa Bárbara, uma das mais procuradas pelos turistas e influenciadores de viagens.
De acordo com o Governo de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é apontada em pesquisas nacionais e internacionais recentes como o destino mais desejado no Estado. A região é o carro-chefe da promoção turística que a Goiás Turismo realiza na Abav Expo 2024, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav).
Leia mais sobre: Chapada dos Veadeiros / Incêndio Parque Nacional Chapada dos Veadeiros / Cidades