Se na quarta-feira o Atlético-MG sofreu bastante, para eliminar do Figueirense, na Copa do Brasil, e a classificação foi após a disputa de pênaltis, neste domingo o torcedor atleticano teve uma decisão bem mais tranquila diante da URT. Apesar de não ter a vantagem do empate, o time alvinegro jogou em casa, no Independência, e venceu por 1 a 0, gol de Fábio Santos. O resultado coloca o Atlético-MG na semifinal do Campeonato Mineiro.
Pelo regulamento os confrontos das semifinais são definidos de acordo com a posição da primeira fase do torneio. Dono da melhor campanha, o Cruzeiro vai enfrentar o Tupi, time com pior desempenho entre os semifinalistas. Assim, Atlético e América vão fazer um clássico regional na outra semifinal. Como a equipe alviverde teve melhor campanha, joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.
O primeiro tempo no Independência foi bastante movimentado. Ao todo foram 21 finalizações, sendo 15 do Atlético e seis da URT. E foi a equipe visitante que começou assustando, após cabeçada do zagueiro Dão. Felipe Alves e Eduardo Ramos também levaram perigo ao gol atleticano. O Atlético, por sua vez, criou muitas oportunidades, mas novamente pegou nas finalizações. Das 15 tentativas, apenas cinco fora no rumo do gol.
Mas no fim da etapa inicial, saiu o gol atleticano. Há quase dois anos na Cidade do Galo, o lateral esquerdo Fábio Santos já disputou 103 partidas pelo Atlético. Contra a URT ele marcou o sexto gol pelo clube, mas o primeiro com a bola rolando. No lance em que Fábio Santos marcou, a bola ainda desviou no zagueiro Dão, mas a arbitragem confirmou que o gol foi mesmo do lateral atleticano.
Os primeiros minutos do segundo tempo foram de muitas chances criadas. Apenas uma para a URT, com Felipe Alves, que parou em Victor. O Atlético chegou várias vezes e são não marcou por causa das boas defesas do goleiro Marcão. A melhor delas em tentativa de Ricardo Oliveira. Após o momento de pressão do Galo, a URT chegou com perigo novamente, mas a finalização de Eduardo Ramos bateu na trave. No fim, o placar de 1 x 0 garantiu a vaga ao Atlético-MG.
ATLÉTICO-MG
Victor; Patric, Leonardo Silva, Gabriel, Fábio Santos; Adilson, Elias (Gustavo Blanco), Luan (Tomás Andrade), Cazares; Erik (Otero), Ricardo Oliveira. T.: Thiago Larghi (interino)
URT
Marcão; Carlinhos, Dão, Victor Salinas (Éverton Maradona), Douglas Maia; Diogo Orlando, Jô, Bruninho (Jean Carioca), Eduardo Ramos, Macena; Felipe Alves (Wellington). T.: Rodrigo Santana
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: 11.741 pagantes
Renda: R$ 125.145,00
Juiz: Jefferson Antônio da Costa (MG)
Cartões amarelos: Leonardo Silva (Atlético-MG); Bruninho, Felipe Alves, Carlinhos, Marcão, Douglas Maia (URT)
Gol: Fábio Santos, aos 41 minutos do primeiro tempo
Leia mais sobre: Esportes