Como vem sendo costume nos últimos anos, Goiás e Atlético Goianiense novamente vão se enfrentar nas finais do Campeonato Goiano. O capítulo de 2014 nesse histórico livro de confrontos será escrito à partir deste domingo (06), às 16h, no Estádio Serra Dourada. O mando de campo será do Dragão, já que o esmeraldino leva vantagem no confronto e joga por dois resultados iguais para sacramentar o terceiro título consecutivo.
Apesar dessa pequena desvantagem e do histórico recente não ser dos melhores, o clima no Atlético é de bastante otimismo. O time precisa, ao menos, vencer uma das partidas para ficar com a taça do campeonato, só que nos últimos sete confrontos entre rubro-negros e esmeraldinos, o empate prevaleceu em todos eles. Caso o tabu se mantenha, o Atlético perderá o título por força do regulamento, assim como aconteceu nos últimos anos.
Porém, o Dragão da Campinha já mostrou que é capaz de vencer o regulamento da competição e quebrar a vantagem dos adversários. Nas semifinais, o time encarou a Anapolina e precisava vencer, em Anápolis, para conseguir a classificação. Foi então que o Atlético fez sua melhor atuação na temporada, ao bater a Xata por 3 a 0 e carimbar o passaporte para mais uma final de Campeonato Goiano.
Outro fator motivador é o Departamento Médico praticamente vazio. O elenco do Dragão está à disposição do técnico Marcelo Martelotte, que terá várias opções para a montagem da equipe titular. A tendência é que o técnico siga escalando a equipe que vem atuando normalmente e mande a campo: Márcio, Pedro Bambu, Artur, Lino e Thiago Feltri; Renan Foguinho, Léo, Jorginho e Fábio Lima; Juninho e Júnior Viçosa.
Se apegando aos números recentes do embate, o técnico Marcelo Martelotte admite que espera um clássico equilibrado: “Muito mais que esse retrospecto, acredito que a primeira partida que nós fizemos contra eles dá o sinal de quão equilibrada vai ser essa final. O Goiás vem de uma primeira fase irreparável, mas aqui no Atlético nós crescemos demais nessa reta final e podemos dizer que equilibramos ainda mais o confronto. Estamos em outro nível e espero que possamos, dessa vez, vencer o Goiás”, comenta o treinador rubro-negro.
No lado verde do confronto, o discurso não é diferente. Apesar de vir de um revés inesperado, na estreia da Copa do Brasil, o time segue forte na competição estadual, onde segue invicto e vive a expectativa de confirmar o tricampeonato do Goianão sem perder ao menos uma partida. Para isso, o Goiás ainda conta com a vantagem do regulamento e, se não perder, será o campeão Goiano de 2014.
O histórico dos confrontos joga a favor do time esmeraldino, porém, o último duelo contra o Dragão, pela primeira fase do campeonato, foi bastante difícil. O Goiás perdia por 1 a 0 até os acréscimos do segundo tempo, quando Welinton Júnior sofreu pênalti e Lima cobrou para empatar o jogo. O resultado segurou a invencibilidade do Verdão no Campeonato Goiano e também nos confrontos diretos contra o rival rubro-negro.
Joga a favor do Verdão também a regularidade que o time vive desde o início da temporada, apesar do revés na última partida. O Goiás apresentou um futebol seguro, vencendo com autoridade 10 dos 14 jogos realizados (empatou os outro quatro). Enquanto isso, o seu adversário na final oscilou por momentos bons e ruins dentro da competição, chegando a somar cinco derrotas.
Assim como no Atlético, poucos problemas atrapalharão a escalação de Claudinei Oliveira. Porém, o único problema que o Goiás é importante: o zagueiro Valmir Lucas está contundido e não participa do primeiro jogo. Na contrabalança o time contará com dois reforços. O capitão Amaral e o atacante Rychely voltam e estão confirmados. O time do Verdão é: Renan; Vitor, Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David, Thiago Mendes e Ramon; Araújo e Rychely.
Buscando seu primeiro título como treinador, Claudinei Oliveira vê esse primeiro duelo como maior indicador do que será a decisão do campeonato: “É esse primeiro jogo que vai nos dizer se ainda teremos vantagem na final ou não. É a partir desse resultado que o campeonato vai se decidir. O que acontecer neste final de semana orientará as ações do jogo de volta, então, é um jogo fundamental, é o momento de construir o resultado e ampliar nossa vantagem” avalia o comandante esmeraldino.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO–GO X GOIÁS
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Horário: 16h
Árbitro: André Luiz Castro
Assiste 1: Cristhian Passos
Assistente 2: Bruno Pires
Atlético-GO: Márcio; Pedro Bambu, Artur, Lino e Thiago Feltri; Renan Foguinho, Léo, Jorginho e Fábio Lima; Juninho e Júnior Viçosa
Técnico: Marcelo Martelotte
Goiás: Renan; Vitor, Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David, Thiago Mendes e Ramon; Araújo e Rychely
Técnico: Claudinei Oliveira
(Com texto de Murilo Nascente, do Portal 730 e foto de Ítalo Ramalho)
Leia mais sobre: Esportes