23 de novembro de 2024
Cidades

Atividades culturais agitam o domingo no Centro de Goiânia com o projeto “Viva a Praça Cívica”

Se depender do prefeito Iris Rezende, o domingo será repleto de atividades educacionais e culturais para as crianaças. A partir das 8h30, acontecerá a primeira edição do projeto “Viva a Praça Cívica”, de iniciativa da Prefeitura de Goiânia com apoio do Governo de Goiás. Haverão  diversas atividades para crianças organizadas pelo Corpo de Bombeiros, exposições e sorterios de brindes.

De acordo com o prefeito, a Praça Cívica é um orgulho dos goianienses e um patrimônio de todos os goianos que precisava ser resgatada como fonte de lazer para as famílias. “Estamos unindo esforços com o governo para revitalizar a praça para dar vida a um dos símbolos de nossa cidade. A SMT, Comurg, Cultura e Seinfra estão empenhados na tarefa de requalificar o local”, destaca Iris, que estará presente no evento.  Haverá o sorteio de duas bicicletas e diversos outros brindes.

O Corpo de Bombeiros promoverá atividades de tirolesa, parede de escalada e para os amantes do automotor e antiguidades haverá exposição aberta a foto de viaturas históricas. O Sesi entrará promoverá lições e ensinará noções de culinária para crianças. Haverá apresentações teatrais e de músicas regionais, além de diversas outras atividades. Ao final do texto, você poderá ver a programação completa.  

Praça
Considerada um marco na história de Goiânia, a Praça Cívica foi a primeira a ser construída na capital, em 1933 – hoje Goiânia conta com mais de 700 – e ficou marcada pelo processo de redemocratização no país.

Ao relembrar do primeiro telefonema de Ulysses Guimarães para apresentar a Emenda que tinha por objetivo restaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil, Iris narra o pioneirismo de Goiás na mobilização das Diretas já.

“Veio ele (Ulysses) com mais quatro, cinco líderes, pensando que iriam falar para cinco mil pessoas na praça, eram 300 mil pessoas. Nunca o Brasil viu tamanha mobilização e Goiás mostrou ao Brasil que o povo queria a redemocratização”, falou o líder ao, em seguida, lamentar que por 14 votos a emenda foi rejeitada na Câmara dos deputados, atrasando a abertura democrática.

Ao se aproximar a eleição presidencial de 1985, pelo colégio eleitoral, Ulysses e Tancredo Neves voltam a procurar Iris para uma nova mobilização a fim de mostrar aos parlamentares do partido a vontade do povo pela democracia. “Vieram mais de 200 deputados, os quatro governadores’, orgulha-se.

“Então se O Brasil hoje é um país democrático, deve aos seus pais, irmãos, avós, que no passado deram exemplo de coragem, mobilização cívica e luta pela democracia”, conclui Iris Rezende.

 

Confira a programação completa:

VIVA A PRAÇA CÍVICA – DOMINGO  07/04/2018

A PARTIR DAS 8:30H

● – Abertura oficial com hasteamento das bandeiras.  Hinos cantados pelos Bombeiros-Mirins. Falas oficiais.
● – Passeio ciclístico
● – Atividades dos Bombeiros para as crianças:

1 – Tirolesa
2 – Parede de Escalada
3 – Exposição de materiais do CBMGO;
4 – Exposição do Helicóptero (para fotos)
5 – Exposição da Auto Escada
6 – Exposição de Viaturas Históricas (para fotos)
7 – Exposição de Viaturas de combate à incêndio florestal (para fotos)

● Algodão doce, pipoca, Suco, Picolé, Salgadinhos Micos e brinquedos diversos
 
● Atividades de Parceiros:

– SESI (noções de culinária para as crianças com comidas saudáveis).

– PUC (espetáculo teatral livro mágico).

– Grupo NOAH (apresentação artística de músicas regionais).

– PROSA (pintura para crianças), Oficina de reciclagem e coleta seletiva, oficina de alimentação saudável, distribuição de mudas e sementes

– Detranzinho.


Leia mais sobre: Cidades