São oito, até agora, as vítimas fatais do tiroteio em um centro de religioso de Testemunhas de Jeová em Hamburgo, no norte da Alemanha, na noite de quinta-feira (9). Quem confirmou foi a polícia alemã, nesta sexta-feira (10), além de informar que há, ao menos, outros oito feridos. Além disso, ainda não se sabe o que motivou ataque, já que, entre os mortos, também está o atirador. Veja vídeos divulgados até o momento.
A revista alemã Spielgel apurou e divulgou que o atirador seria um ex-membro do grupo religioso e teria entre 30 e 40 anos. As informações, porém, ainda não foram confirmadas pelas autoridades.
Ainda de acordo com a Spielgel, a polícia foi alertada para o tiroteio aproximadamente às 21h15 (hora local e 17h15 de Brasília) de quinta-feira e que chegaram a tempo de ouvir um último tiro dentro do edifício onde ocorreu o tiroteio.
Após a ação da polícia, cerca de 18 pessoas sem ferimentos foram retiradas do local. As Testemunhas de Jeová fazem parte de uma igreja internacional, fundada nos Estados Unidos no século 19 e sediada em Warwick, Nova York, com adesão mundial de cerca de 8,7 milhões de pessoas, sendo 170 mil na Alemanha.
Vale lembrar, conforme divulgado por veículos locais, que as autoridades da Alemanha já estavam em alerta há anos por conta de outras ameaça terroristas: as de extremismo islâmico e de direita. Isso por que, no país, houve vítimas de ataques de tais movimentos. Em dezembro de 2016, por exemplo, um caminhão dirigido por um integrante do Estado Islâmico (EI) deixou 12 mortos, sendo o pior ataque do gênero no país.