O advogado Walmir Oliveira da Cunha, vítima de um atentado com bomba em julho deste ano, disse em nota, que o crime foi motivado por uma ação judicial na área do Direito da Família, em que obteve êxito em favor de seu cliente.
“A parte derrotada, ao não aceitar a legítima decisão judicial, cometeu crime hediondo para promover uma retaliação contra minha vida e minha atividade profissional”, disse Walmir.
Os suspeitos do crime, os irmãos e policiais federais aposentados Ovídio Rodrigues Chaveiro e Valdinho Rodrigues Chaveiro, foram presos nesta terça-feira (27), no entanto, a Polícia Civil ainda não divulgou a motivação do atentado, alegando que as investigações ainda estão em andamento.
Veja a nota completa do advogado:
NOTA À IMPRENSA SOBRE PRISÃO DE AGRESSOR DO ADVOGADO WALMIR CUNHA
Após seis meses de um acentuado trabalho investigativo da Polícia Civil, foi esclarecida definitivamente a autoria do atentado contra minha pessoa, cuja motivação, conforme apurado, está diretamente ligada a minha atividade profissional. Apesar de ser especialista no Direito Agrário e Empresarial, a ação em questão, que motivou o atentado, foi na área do Direito de Família.
Após a tramitação com uma complexa ação judicial, obtive êxito em favor de meu cliente. Mas lamentavelmente, a parte derrotada, ao não aceitar a legítima decisão judicial, cometeu crime hediondo para promover uma retaliação contra minha vida e minha atividade profissional, que foi exercida rigorosamente dentro da lei e segundo todos os preceitos éticos que regem a advocacia no Brasil. Preceitos estes que sigo desde o início de minha carreira profissional há mais de 12 anos.
Quero aproveitar a oportunidade e agradecer imensamente a competência e o empenho da Polícia Civil de Goiás, que de fato não mediu esforços para esclarecer tão bárbaro crime. Agradeço ainda o importante apoio prestado pela Polícia Federal, durante as investigações.
Espero que esse terrível fato ocorrido com minha pessoa sirva para se levantar um amplo e debate sobre as leis que tratam da segurança dos profissionais do direito no exercício de sua profissão. É preciso que essa discussão avance de forma séria, não só nas casas legislativas, mas também em todas as esferas do Poder Judiciário.
É de suma importância, para o devido exercício do Direito no Brasil, em homenagem à segurança jurídica, que todos os profissionais atuantes nessa área sejam salvaguardados na prática diária de seu trabalho, seja como advogado ou como qualquer outro agente operador do Direito.
O atentado contra advogados, juízes, promotores e outros membros integrantes do sistema judicial brasileiro é um atentado contra a digina da Justiça.
Walmir Oliveira da Cunha
Sobre Walmir de Oliveira
Walmir Oliveira da Cunha é advogado militante nas áreas do Direito Empresarial e Internacional, Direito Imobiliário e Agrário desde 2005. Presta assessoria jurídica a empresas em todas as regiões brasileiras. É fundador e presidente do Instituto de Compliance Aplicado (ICA) em Goiânia, associação sem fins lucrativos pioneira no Centro-Oeste por desenvolver a cultura anticorrupção dentro das empresas, por meio da implantação de controladorias internas e adoção de práticas internacionais de governança corporativa.
Leia mais:
Presos policiais federais suspeitos de atentado contra advogado
Advogado vitima de explosão está no HUGO e deve passar por cirurgia
Leia mais sobre: Cidades