A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia está reestruturando a Rede de Atenção às Urgências e Emergências. Uma das medida é direcionar os atendimentos graves e gravíssimos para quatro unidades centrais.
As unidades para onde os atendimentos serão direcionados são Cais de Campinas, Cais Novo Mundo, Upa Itaipu e Cais Curitiba.
Com isso, as ambulâncias do Samu e Bombeiros serão acionados para resgatar os pacientes que correm risco de morte e levá-los para uma destas quatro unidades.
Segundo o secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado, a medida foi para resguardar os pacientes gravíssimos, já que 80% dos atendimentos em Cais e Ciams da capital são de urgência ambulatoriais simples.
Ainda de acordo com Fernando Machado, nessas quatro unidades, haverá uma equipe maior e mais preparada nestas quatro unidades.
Emergência pediátrica
Também como medida para resguardar às crianças, a Secretaria Municipal de Saúde irá centralizar o atendimento pediátrico. De acordo com Fernando Machado, o atendimento ambulatorial será totalmente preservados e as mudanças só devem acontecer na urgência.
As unidades de atendimento serão o Cais Campinas, Novo Mundo, SERUPE-HC-UFG e Hospital Materno Infatil.
Ao chegar em qualquer unidade de saúde, a criança deverá ser avaliada e em casos graves será estabilizada e encaminhada para as unidades de atendimento de urgência.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, a reestruturação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências é mais uma resposta da Prefeitura de Goiânia à dificuldade de contratar mais médicos na rede municipal.
Leia mais sobre: Cidades