22 de novembro de 2024
Leandro Mazzini

Até Fundo de Futebol é usado para Superávit

A própria presidente Dilma, que criticou a CBF e cobra maior participação do Estado no negócio e regulação do futebol, segura investimentos sociais no setor. A verba do Fundo da Confederação Brasileira de Clubes, criado em 2011 para investir em atletas e centros de treinamento, já ultrapassa R$ 100 milhões mas o governo dá um drible no cidadão. Assim como outros – a exemplo do Fust, Fistel, das Comunicações – esse fundo serve para manter o superávit primário e a gastança do governo.

Baixinho na área
O deputado Romário (PSB-RJ), com um olho em campo e outro no palanque – concorre para Senador – cobra do governo federal a liberação (e o paradeiro, claro) da verba.

A regra é ..
O Fundo surgiu de alteração na Lei Pelé. Ele é alimentado por 0,5% dos 4,5% repassados ao Ministério do Esporte pela arrecadação das Loterias.

‘Chapeuzinho’
O dinheiro do fundo está sob tutela também do Ministério do Esporte. Romário cobrou pessoalmente o ministro Aldo Rebelo sobre a liberação.

Transparência..
Entrou na pauta da Comissão de Relações Exteriores do Senado um projeto de lei que faz tremer os que endossam pelo Poder repasses sigilosos e bilionários de dinheiro público do Brasil para ‘financiar’ obras em países aliados. O PLS 26/14, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), prevê transparência total para este tipo de acordo.

..nas negociatas
O relator é o senador Pedro Taques, (PDT-MT), que deu parecer favorável. Ele lembrou o princípio da publicidade, pelo qual ‘os atos públicos devem ser de conhecimento geral de forma que a sociedade possa fiscalizar a ação dos agentes públicos’.

Na prorrogação!
O governo do Distrito Federal segurou por dois meses o repasse de verbas para ações sociais de ONGs parceiras, como a Leão de Judá. São clínicas que recebem dependentes químicos e alcoólatras para tratamento. Indicou-se que a prioridade das verbas era para.. a realização da Copa da FIFA. Os repasses foram retomados semana passada.

Longe de casa
Sem aparecer em Pernambuco e priorizar São Paulo, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) desperdiça 27% dos votos do  Brasil – o Nordeste. Hoje, empata com Dilma em Pernambuco e não tem situação fácil com os demais Estados da região, pressionados pelo PT para votarem com Dilma, dona da caneta e dos repasses.

Faz parte
Um rico empresário palestino que reside no entorno do Distrito Federal, Kaled Hilal Hilde, tem se gabado de ajudar os dois lados – comitês do PT e do PSDB – para a disputa do governo.

Jogo sujo
O jogo sujo da espionagem nas campanhas já está nas ruas. Há forte suspeita, com indícios, de telefone fixo monitorado de assessor de presidenciável em Brasília. 

Ponto Final
A maldição do 17 de Julho: O avião da Malaysia Air foi abatido exatamente sete anos após a queda do avião da TAM no Aeroporto de Congonhas.
______________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste


Leia mais sobre: Leandro Mazzini