22 de novembro de 2024
Goiânia

AstraZeneza e Pfizer têm intervalo reduzido em 4 semanas para 2ª dose a partir desta segunda

Foto: divulgação/prefeitura de Goiânia.
Foto: divulgação/prefeitura de Goiânia.

Com a antecipação de 12 para 8 semanas, no intervalo para aplicar a segunda dose da vacina contra a covid-19, o município de Goiânia vai ampliar a imunização da população nos próximos dias.

A decisão já vale a partir desta segunda-feira (8) para as vacinas da Pfizer e AstraZeneca. Ou seja, quem tomou uma dessas vacinas poderá procurar os pontos de vacinação 4 semanas antes, da data indicada no cartão, para receber a segunda dose.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Grécia Pessoni, diz que a decisão, com amparo do Ministério da Saúde (MS), vai ampliar a cobertura vacinal no município.

“Essa nova estratégia do Plano Municipal de Vacinação (PMV) de antecipar a segunda dose da Pfizer e AstraZeneca tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal dos moradores de Goiânia e tem amparo legal em anúncio já feito pelo Ministério da Saúde”, explica.

Somente com o esquema vacinal completo é que uma pessoa pode ficar mitigar as gravidades do vírus. Apenas a primeira dose não protege a pessoa das consequência da doença. Desta forma, o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, pede que as pessoas que receberam essas duas vacinas supracitadas observem os cartões para se antecipar à segunda dose.

“Pedimos a essas pessoas para que confiram o cartão de vacina e verifiquem a nova previsão de retorno às unidades de saúde. O esquema vacinal completo garante uma maior proteção contra a covid-19 e possibilita que todos nós possamos voltar à normalidade de antes da pandemia”, pontuou.

Para mais informações sobre a vacinação em Goiânia, acesse o site https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/ que é atualizado todos os dias às 17h.


Leia mais sobre: / Goiânia