No encontro de governadores em Palmas, capital do Tocantins, o governador de Goiás Marconi Perillo cobrou do deputado estadual Hélio de Sousa que sejam tomadas providências para que a lei ligada ao protocolo de intenções seja aprovada o mais rapidamente possível pela Assembleia Legislativa.
A aprovação do protocolo de intenções em cada uma das casas legislativas das unidades da federação é o próximo passo no processo. Os governadores agora vão movimentar suas bases legislativas para tentar aprovar os textos para a próxima reunião, em Campo Grande, nos dias 1º e 2 de outubro.
O protocolo de intenções cria um modelo de cooperação entre as seis unidades da federação. Ele estabelece, entre outros pontos, a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.
A ideia é construir uma agenda desenvolvimentista com base em ações em vários eixos estratégicos que interessem a todos as UFs em bloco. O consórcio prevê atuação em seis grandes programas e áreas: agropecuária; industrialização; inovação, ciência e tecnologia; empreendedorismo; educação; meio ambiente; infraestrutura e logística; e turismo. Dentro de cada uma dessas áreas, futuramente, serão definidos os projetos específicos.
Leia mais sobre: Política