A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás definiu que o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) será a empresa responsável pelo concurso público para preenchimento de 80 vagas pertencentes ao quadro efetivo no Parlamento. Os detalhes finais para o certame estão praticamente finalizados e o edital deve ser publicado nas próximas semanas.
O presidente José Vitti (PSDB) anunciou no início de outubro que a Secretaria de Contratos, Convênios e Projetos Institucionais já havia analisado o processo relativo ao concurso para provimento de vagas do quadro de servidores efetivos da Alego. Para o Chefe do Poder Legislativo, a realização do certame é uma conquista da atual Mesa Diretora da 18ª Legislatura que, desde o início de 2017, está sob o seu comando.
As vagas do concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás foram definidas no projeto base elaborado pela comissão interna responsável. José Vitti havia autorizado o aumento do quantitativo de vagas de 59 para 80 para o próximo certame.
A definição das novas vagas leva em conta a preocupação do presidente José Vitti em qualificar cada vez mais o quadro de servidores efetivos da Assembleia Legislativa. O novo concurso consolida as ações da Mesa Diretora ao valorizar o quadro permanente da Casa, selecionando profissionais altamente preparados para a rotina do Poder Legislativo, com ganhos para toda a sociedade.
O projeto base para o concurso incluiu duas vagas para procurador de 2ª classe. Antes, não havia previsão de disponibilidade de vagas para esse cargo. Dando continuidade ao processo de transparência e inclusão do Poder Legislativo, promovido pelo presidente José Vitti, serão disponibilizadas duas vagas para Tradutor-Intérprete de Libras. A novidade tornará mais amplo e facilitado o acesso a portadores de limitação auditiva nas atividades da Casa.
Duas outras vagas serão destinadas para Arquivologistas, o que permitirá a ampliação dos cuidados com a memória documental do Poder Legislativo, consolidando o amplo trabalho realizado de resgate e de preservação da história do Parlamento. A divulgação institucional ganhará o reforço de cinco novos comunicadores, tornando a cobertura das atividades da Assembleia Legislativa mais eficiente.
O concurso para provimento efetivo anterior, homologado em julho de 2015, empossou mais de 100 concursados. O número contemplou todos os aprovados dentro do quantitativo de vagas e entrou, inclusive, no cadastro de reserva. A estimativa de impacto orçamentário-financeiro do novo concurso também está adequada com os termos da Lei Orçamentária Anual, de comum acordo com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Com a realização do concurso, Vitti cumpre o compromisso de profissionalizar cada vez mais o quadro de servidores na Casa Legislativa. “Precisamos, cada vez mais, qualificar o quadro de servidores da Casa, trazendo pessoas que irão se identificar com o Poder. Nós, deputados, somos passageiros, mas os servidores permanecerão aqui”, afirmou.
Leia mais sobre: Concursos