14 de novembro de 2024
Cidades

Às vésperas da Romaria do Divino Pai Eterno, Trindade instala barreiras sanitárias nesta quinta-feira (24)

Reunião define regras para romaria virtual. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Trindade)
Reunião define regras para romaria virtual. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Trindade)

Trindade instala nesta quinta-feira (24) seis barreiras sanitárias que permanecerão nas entradas da cidade durante o período que ocorre a Romaria do Divino Pai Eterno. As festividades, que serão virtuais em 2021, começam na sexta-feira (25) e seguem até 4 de julho.

As barreiras serão instaladas nos seguintes locais: GO-060, Portal da Fé; GO-465 vindo de Abadia de Goiás; GO-050, de Campestre de Goiás, na GO-060 vindo de Santa Bárbara de Goiás, e outras duas, nas proximidades da Basílica, no Santuário, e da Igreja Matriz de Trindade, no Centro da cidade.

Segundo a prefeitura, os romeiros que estiverem sozinhos não serão impedidos de entrar em Trindade, mas policiais do Batalhão Rodoviário farão orientação para que eles retornem.

Está proibida a entrada e a circulação de comitivas de carreiros, muladeiros, foliões, tropeiros, cavaleiros, passeio de ciclistas, assim como celebrações tipo missas, novenas, terços, procissões, vigílias e similares, que tenham a presença de público.

Também está em vigor um decreto com várias restrições às atividades hoteleiras e turísticas. Os hotéis e pousadas não podem receber pessoas durante o período da festa, com exceção de profissionais de saúde. Ônibus de excursão também estão vedados. A Basílica e as outras principais igrejas estarão fechadas.

O evento, que reúne milhões de fiéis, neste ano será transmitido exclusivamente em TVs, rádios da congregação e nas redes sociais da prefeitura.

Restrições ao comércio

Como anunciado anteriormente, o comércio também terá restrições no período da romaria. A intenção é desestimular os fiéis a irem até Trindade. O comércio ambulante nas barracas e bancas de rua, por exemplo, está proibido, bem como a realização da Feira da Terra.

Estão proibidos shows e outros eventos com ou sem som. Os veículos tipo “trenzinho” também não poderão circular.

Nos dez dias da Festa do Divino Pai Eterno, após as 18 horas, nas regiões 1 e 2 de Trindade, que somam 80 bairros, o comércio tipo bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, lanchonetes, açaiterias, pitdogs, pizzaria e similares somente poderá fornecer produtos no sistema pegue e leve (take away), drive thru e entrega (delivery). A multa para descumprimento varia entre R$ 73 e R$ 36.600, além de risco de interdição. As proibições valerão até 23h59 do dia 5 de julho.

A população poderá denunciar descumprimento das regras estabelecidas através dos telefones (62) 3506-7084 e no WhatsApp (62) 99125-6778. Já para tirar dúvidas e obter informações, foram disponibilizados os telefones (62) 3506-7022 e o WhatsApp (62) 99535-0503.



Leia mais sobre: / / / Cidades / Destaque 2