O governador de Goiás e candidato à reeleição Zé Eliton (PSDB) afirmou na manhã deste domingo (7), durante coletiva de imprensa, que as pesquisa eleitorais no Brasil são uma vergonha. “Ontem foram publicadas duas pesquisas, uma das duas vai errar. Se você pegar Ibope ou Serpes, elas apontam 100% de diferença nos números, então fica evidente que as pesquisa no Brasil inteiro são uma vergonha”, disse ele.
Questionado sobre a expectativa do resultado das urnas, Zé Eliton disse fez uma campanha respeitosa e propositiva, e sente que fez a sua parte. “Foi uma campanha difícil, diferente das anteriores, esperamos com serenidade e tranquilidade, mesmo porque amanhã é vida que segue, a polícia vai estar nas ruas, as pessoas estão indo para escola, quem precisar de hospital vai estar no hospital, dia 10 tem que pagar a folha, e a vida segue”, disse ele.
“Com todos os defeitos que a democracia brasileira tem, a medida que a gente tem a oportunidade de escolher os nossos representantes, nós vamos fortalecendo o estado democrático de direito que é muito importante para garantia das liberdades. Eu fico muito feliz pois fizemos uma campanha respeitosa, propositiva, levamos nossa mensagem, a professora Raquel e eu, fizemos a nossa parte”, ressaltou o governador.
Sobre as modificações das regras eleitorais, Zé Eliton afirmou que exigiu amadurecimento dos eleitores e políticos. “As regras eleitorais novas modificaram um pouco a forma de fazer política e acho que para melhor. Apesar das dificuldades, quando você consegue realizar uma campanha com menor influência do poder econômico é melhor para a democracia. Acho que é um amadurecimento. Os políticos estão aprendendo, os eleitores, os cidadãos estão aprendendo, mas acho que é sempre importante um passo após o outro. É justamente por isso que a democracia exige esse amadurecimento de todos aqueles que vão exercer o seu sufrágio”, ressaltou.
“Fizemos o que foi possível ser feito dentro das regras atuais. Visitamos quase todos os municípios goianos, as lideranças participaram, agora é o momento onde o Brasil está definindo o seu futuro e Goiás também. Uma eleição totalmente atípica, mas nós estamos serenos e tranquilos. O mais importante é estabelecer um diálogo franco e sincero, acho que isso, tanto eu, quanto a professora Raquel, fizemos ao longo dessa campanha. Não fizemos promessas mirabolantes, apresentei aquilo que pode ser feito”, concluiu Zé Eliton.
Leia mais:
- “Jamais tive a pretensão de antecipar resultado”, diz Caiado sobre expectativa de vitória no 1º turno
- Estou com a consciência tranquila de que fizemos o bom debate, diz Kátia Maria
- Nossas pesquisas mostram possibilidade real de segundo turno, diz Daniel Vilela
Leia mais sobre: Política