27 de agosto de 2024
Inspiração

Artesã goiana inspira pessoas com sua história de superação por meio da arte

Alda Assis oferece curso gratuito para mulheres em situação de vulnerabilidade social
Alda se descobriu na arte e hoje inspira outras mulheres. Foto: Divulgação
Alda se descobriu na arte e hoje inspira outras mulheres. Foto: Divulgação

A arte inspira, transforma e intensifica relações. A artesã Alda Assis é a prova viva do poder que a arte possui e, a partir de sua história de vida motivadora, quer poder incentivar e mudar outras vidas.

Alda descobriu o artesanato há 11 anos atrás, após sair de um relacionamento. Como muitas mulheres em situação de vulnerabilidade social, desamparada, sem experiência e formação profissional para ingressar no mercado de trabalho e garantir o próprio sustento, ela foi obrigada a buscar por outras alternativas que garantissem seu sustento. Aprendeu a fabricar biojóias e começou a escrever um novo capítulo de vida.

O artesanato foi a saída, o ponto de partida para a construção de uma trajetória profissional que possibilitou, não somente a sua independência financeira, mas o desenvolvimento da segurança e autoestima que lhe faltavam.

As mudanças trouxeram para Alda a ideia de que ela poderia ser muito mais, dali em diante, surgiu a vontade de transformar outras vidas, assim como mudara a própria. Por meio de um projeto, submetido e aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, a artesã começou a ministrar um curso em que ensina outras mulheres a trabalhar com artesanato, garantir o sustento de suas famílias e a dignidade que tanto precisam.

Em seu curso, a artesã Alda repassa técnicas de conservação, pintura, polimento e aproveitamento de materiais descartados pelo meio ambiente. A matéria-prima advém da própria natureza e estimula a relação mais íntima com a criatividade e reencontro pessoal. Além de ensinar o ofício do artesanato, também oferece palestras e vivência, com foco na saúde mental, em parceria com outras profissionais.

“Nossa intenção é viabilizar uma formação profissional e proporcionar uma experiência de autonomia econômica para esta comunidade. Acredito que os participantes das atividades possam, a partir daí, criar e fortalecer suas próprias rendas financeiras para sustentar minimamente as necessidades básicas de alimentação e moradia, assim como estar em contato com todos os benefícios psicossociais que o artesanato promove”, explica.

O eventos organizados por Alda Assis são gratuitos e com capacidade para trinta vagas. A nova turma inciará no dia 27 de junho e encerrará no dia 2 de julho. Para se inscrever e obter maiores informações, fale diretamente com a equipe da artesã pelo número: (62) 9 9824-9730 (WhatsApp).

Luana Cardoso é estagiária pelo convênio do Diário de Goiás com a UFG (Universidade Federal de Goiás) sob supervisão de Domingos Ketelbey


Leia mais sobre: Notícias do Estado

Comentários