Falamansa, Dorgival Dantas, Rastapé, DiPaullo e Paulino e Jeferson Moraes são atrações garantidas no Arraiá do Cerrado deste ano. Representando a música goiana, ocupam o palco Maíra, o Forró Cerrado, Jeferson Leite, Forró Agarradinho e Zabumba Beach. Além disso, de 11 a 15 de julho, na Praça Cívica, no Centro de Goiânia, a cada noite três ou quatro grupos de quadrilha entram na roda para mostrar o resultado do trabalho preparado durante o ano inteiro.
A FEsta que é promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, tem toda a programação artística e cultural gratuita. Em 2018, o evento voltará à Praça Cívica, que já está pronta para receber e acomodar, sem tumulto, o grande público que o Arraiá do Cerrado sempre atrai. Uma área de alimentação vai deliciar o pessoal, oferecendo variedade de comidas e bebidas típicas.
Festas Juninas
As Festas Juninas que conhecemos têm sua origem no início da Era Cristã. Segundo a história, até o século X uma comemoração pagã anunciava o solstício de verão e homenageava os deuses da natureza e da fertilidade. A sociedade da época acreditava que a festa deixava os maus espíritos longe das casas e afastava as pragas das plantações. Como a celebração era muito popular, a igreja decidiu cristianizá-la.
Os portugueses trouxeram as Festas Juninas para o Brasil no século XVI. Aqui, desde então, a festividade recebeu influência das culturas africanas e indígenas para chegar ao que é hoje. A expressão caipira, o colorido das bandeirolas, a dança, a variedade de comidas derivadas do milho e do amendoim são características marcantes da celebração brasileira. Os quitutes mais tradicionais são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, cuscuz e tapioca. E a bebida típica é o quentão, uma mistura de cachaça ou vinho levado ao fogo com açúcar, água, frutas e especiarias, ideal para as noites frias dessa época.
A trilha sonora da festa junina é o forró. E a quadrilha é a dança. Ela tem origem nos bailes de salão na França, se traduzindo na movimentação ritmada de casais com roupas características. A coreografia inclui um casamento caipira em homenagem a Santo Antônio. A fogueira ajuda a compor o cenário da festa e a aquecer o pessoal. De origem pagã, ela simboliza a proteção contra os maus espíritos.
A soltura de balões, que tradicionalmente anuncia o início das comemorações, está caindo em desuso, por questões de segurança. Fileiras de bandeirolas coloridas enfeitam, alegram e delimitam o ambiente da festa, com o espaço reservado para as quadrilhas, a fogueira e as barraquinhas de comidas e bebidas, que formam o arraial.
Programação
Toda a programação do Arraiá do Cerrado, a Abertura Oficial, as apresentações das quadrilhas e os shows dos artistas locais vão acontecer no Tablado as cinco noites, começando às 19h30. Cada grupo de quadrilheiros tem uma hora para mostrar sua dança e defender suas cores, a partir das 20 horas. Os cantores goianos distraem o público nos intervalos. O espetáculo dos músicos nacionais é no Palco Principal, com início previsto para as 23 horas.
11 de julho – Quarta-feira
19h30 – Abertura oficial
Maíra – apresentação nos intervalos
20h – Quadrilha Filhos do Sertão
21h – Quadrilha Capim Canela
22h – Quadrilha Aconchego
23h – Falamansa
12 de julho – Quinta-feira
Forró Cerrado – apresentação nos intervalos
19h30 – Grupo Terceira Dança da OVG – Quadrilha Sertaneja
20h – Quadrilha Grupo Viva
21h – Quadrilha Os Vagabundos
22h – Quadrilha Mandacaru
23h – Dorgival Dantas
13 de julho – Sexta-feira
Jeferson Leite – apresentação nos intervalos
19h30 – Grupo Terceira Dança da OVG – Quadrilha Sertaneja
20h – Quadrilha Paixão Goiana
21h – Quadrilha Thradição
23h – Rastapé
14 de julho – Sábado
Forró Agarradinho – apresentação nos intervalos
19h30 – Grupo Terceira Dança da OVG – Quadrilha Sertaneja
20h – Quadrilha Grupo Viva
21h – Quadrilha Os Vagabundos
22h – Quadrilha Mandacaru
23h – Dorgival Dantas
15 de julho – Domingo
Zabumba Beach – apresentação nos intervalos
19h – Quadrilha Raízes de Goiás
20h – Quadrilha Arraiá da Capitá
21h – Quadrilha Renascer
22h – Quadrilha Arriba Saia
23h – Jeferson Morais
{nomultithumb}
Leia mais sobre: Variedades