19 de novembro de 2024
Eleições

Argentinos vão às urnas neste domingo (22); confira os principais candidatos à presidência

O escolhido, neste ou no segundo turno, será o sucessor de Alberto Fernández a partir de 10 de dezembro
Sergio Massa, Javier Milei e Patricia Bullrich aparece na frente nas pesquisas. (Fotos: reprodução)
Sergio Massa, Javier Milei e Patricia Bullrich aparece na frente nas pesquisas. (Fotos: reprodução)

Acontece neste domingo (22) o primeiro turno da eleição na Argentina. Os argentinos vão às urnas para votar nos candidatos à presidência do país e, o escolhido neste ou no segundo turno, será o sucessor de Alberto Fernández a partir de 10 de dezembro. Além do presidente, os eleitores do país também vão escolher 130 deputados e 24 senadores de oito províncias. Também há eleições para governador de Buenos Aires, Catamarca, Entre Ríos e Santa Cruz, e para o chefe do governo da cidade de Buenos Aires.

Sobre os candidatos, são cinco que disputam a eleição na Argentina: Sergio Massa, atual ministro da Economia e candidato do governo União para a Pátria; Javier Milei, do A Liberdade Avança (chamado de Bolsonaro argentino); Patricia Bullrich, de Juntos pela Mudança; Juan Schiaretti, governador de Córdoba, do Hacemos por Nuestro País; e Myriam Bregman, deputada pela Frente de Esquerda e dos trabalhadores.

Destes, porém, apenas três aparecem com chances reais de vitória, segunda as pesquisas recentes. Massa, Milei e Patricia. Com os números mais específicos, de acordo com O Globo, em 12 pesquisas realizadas na Argentina até o dia 11 de outubro e consultadas pelo jornal argentino La Nación, Milei aparece à frente em 11. Duas sondagens o colocam com 35,6% e 35,5%, enquanto nas demais, ele oscila entre 34,7% e 33%. Massa aparece tendo entre 26% e 32,2%, e Patricia, entre 21,8% e 28,9%.

Já informações divulgadas pela CNN, mostram o candidato governista à Presidência, Sergio Massa na frente nas intenções de votos no primeiro turno, com 30,9%, segundo a última pesquisa do AtlasIntel, divulgada na sexta-feira (13). Javier Milei tem 26,5% e Patricia Bullrich, 24,4%. Juan Schiaretti chega a 10% e Myriam Bregman, tem 3,2%. Saiba um pouco mais de cada um dos três candidatos mais citados nas pesquisas.

Sergio Massa

O Mais novo dos três, Massa tem 51 anos, é formado em direito e foi o terceiro ministro da Economia nomeado por Alberto Fernández, em julho de 2022. Em seu histórico consta que já foi presidente da Câmara dos Deputados por três anos e, por seis, prefeito da cidade de Tigre, que fica ao lado de Buenos Aires. Também foi chefe de gabinete de Cristina entre 2008 e 2009.

Javier Milei

Milei tem 53 anos, é economista e professor, o ultraliberal que, de longe é o mais popular. Ele foi eleito deputado federal em 2021, atualmente é líder do Partido Libertário e da sua coalizão, A Liberdade Avança, e se define-se como anarcocapitalista, tendo como principal proposta a dolarização da economia argentina.

Patricia Bullrich

Ela tem 67 anos, era presidente do Proposta Republicana, do qual pediu uma licença para participar da campanha e é considerada mais “linha dura”. No seu currículo, ela já foi ministra da Segurança de Macri (2015-2019) e deputada federal por Buenos Aires (2007-2015). também já foi ministra do Trabalho e Segurança Social na gestão de Fernando de la Rúa (1999-2001).

No fim das contas, são mais de 35 milhões os que poderão votar na eleição da Argentina, segundo o Observatório Político Eleitoral do governo nacional. E, assim como no Brasil, é visível que há uma polarização. Ou seja, tudo pode acontecer.


Leia mais sobre: Mundo