Em séria desvantagem nas pesquisas de sondagem de votos para o governo do Rio, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) terá a oportunidade de fazer de uma inauguração a tentativa de alavancar seu nome. Com atraso de oito anos, será inaugurado na segunda quinzena de junho o Arco Rodoviário do Rio, obra do governo federal em parceria com o Estado. A presidente Dilma vai marcar presença. ‘Será entre 10 e 30 de junho’, afirma à Coluna o governador, à espera da confirmação dela.
Atrasos
Maior obra do Rio, o Arco teve atrasos por motivos diversos, entre desapropriações que foram parar na Justiça, licenças ambientais e achados históricos para registro do Iphan.
Tragicômico
Em trechos o Iphan segurou a obra porque encontraram ossadas, além de objetos de índios. Mas há quem aposte que, pelo perfil da região, era desova de vítimas do tráfico.
Raios x
O Arco contorna o Rio e outras nove cidades da Baixada Fluminense, e visa desafogar o trânsito de veículos pesados na capital. A inauguração seria em 2006, depois 2011.
Cena brasileira
Com pé quebrado e usando duas muletas, a produtora de TV Telma Monteiro foi revistada insistentemente ontem no scanner do embarque do Aeroporto Santos Dumont, às 15h. Chegou a levantar as muletas por 30 segundos. Cinco minutos antes passou ali, sem revista, o funkeiro MC Catra, que carrega dezenas de cordões, pulseiras e brincos.
Esqueletos..
A Câmara dos Deputados evita falar em prejuízo, mas levou um milionário de construtora contratada que embolsou R$ 3,2 milhões e deixou quebrados os blocos C, D e E na Quadra 302 Norte. A empreiteira quebrou. Nova licitação foi feita em Dezembro.
..do poder
A Câmara dos Deputados concluiu ano passado a reforma dos blocos B, F, G, H e I. Termina agora o A. Segundo a Casa, os apartamentos funcionais da década de 70 apresentavam muitos problemas e a taxa de ocupação chegou a ficar em 50%.
Então, tá!
Foram investidos R$ 7,5 milhões nos últimos anos. Hoje, 297 imóveis estão ocupados por deputados. A ideia é extinguir o caro auxílio-hospedagem para parlamentares.
País tropical
O federal Augusto Coutinho (SDD-PE) quer instalação obrigatória de ar condicionado em todos os veículos de transporte coletivo público do país. Propôs a lei 7389/2014.
Libera ou não..
A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) comprou briga com movimentos católicos. Propôs lei que ‘revoga o consentimento do cônjuge para a esterilização voluntária’. Para uns, essencial controle de natalidade. E para quem adora procriar, é uma ofensa.
Conexão Dilmista
Um homem pode bater no peito e cravar que foi dele a vitória do Marco Civil da Internet, sancionado pela presidente: o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), o relator, que peitou e negociou com todos os lobbies na Câmara e levou o texto ao consenso.
Marineiro
Pré-candidato ao governo de Minas, Apolo Heringer é PSB, foi amigo de Miguel Arraes, mas é Marina Silva de carteirinha. Mais aliado dela que de Campos. Heringer virou dor de cabeça para os caciques do PSB mineiro aliados de Aécio, como o prefeito Marcio Lacerda, de BH, que recusou se lançar e dar palanque a Campos.
Quebra pau
Quem assistiu ao embate caloroso sobre ‘assiduidade’ e ‘moral’ no plenário, tem a certeza: podem chamar o senador Mario do Couto para qualquer quebra-pau que ele topa. Para defender Aécio (PSDB), ele foi peitar literalmente Lindbergh (PT).
Ah, senador..
Coisa feia o senador Mario do Couto (PSDB-PA) irritado de dedo em riste para o senador petista. Ele que sequer foi citado no debate entre os senadores.
Rodovia Guerra
O falecido deputado e senador Sérgio Guerra, do PSDB, vai batizar a rodovia BR-408, entre Carpina e Recife, sua terra. Projeto do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE).
Ponto Final
Não haveria projeto mais plausível para Brasília: Dia Nacional de Bandas e Fanfarras, proposto pelo deputado Severino Ninho (PSB-PE), com o respeito à excelência.
______________________________
Com Luana Lopes e Equipe DF e SP
Leia mais sobre: Leandro Mazzini