19 de novembro de 2024
Esportes

Árbitros goianos vão até as escolas municipais

Projeto: O árbitro e a escola. (Foto: Safeego)
Projeto: O árbitro e a escola. (Foto: Safeego)

O futebol será destaque no universo escolar nesta terça-feira, 1º, às 8 horas, na E.M. Benedita Luiza, no Setor Pedro Ludovico e às 14 horas, na E.M. Maria Araújo, no Parque Atheneu com a presença dos árbitros do quadro de arbitragem goiano numa parceria entre o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Federação Goiana de Futebol (FGF).

Eles prometem despertar a curiosidade dos alunos sobre a organização de uma partida de futebol, as regras do esporte mais popular do mundo e os desafios da carreira daqueles que comandam o espetáculo dos jogos. Ao todo os árbitros irão passar por cinco escolas da rede municipal de educação, no projeto “O árbitro e a escola” com a participação de mais de 200 alunos. 

Esta é só a primeira parte do projeto que terá ainda a visita deles no mês de março, ao estádio Serra Dourada, para conhecer os bastidores de um jogo do Campeonato Goiano de Futebol. Lá vão conhecer os vestiários dos atletas e da equipe de arbitragem, além de entrarem no gramado do estádio e assistir o jogo na arquibancada ou cadeiras ao lado dos árbitros.

Ao passar por todas estas experiências, os jovens e crianças vão produzir redações e as cinco melhores, uma de cada escola, dará direito a entrar no estádio na final do campeonato, acompanhados da equipe de arbitragem.  

Este já é o segundo ano do projeto que foi realizado em 2015, durante o campeonato brasileiro e superou as expectativas de acordo com o presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego), Edson Antônio de Sousa. “A receptividade aos árbitros nas escolas foi muito boa e a ida deles ao estádio de futebol foi uma experiência fantástica para eles, em que muitos assistiram a um jogo pela primeira vez e ainda puderam entrar e conhecer todos os cantos do estádio Serra Dourada”, destaca. “É muito gratificante poder contribuir com a formação dos jovens e crianças, futuros torcedores ou árbitros e incentivar a prática esportiva saudável, livre da violência e das drogas”, completa.

 

Além destas escolas, outras já foram visitadas na última semana, as instituições,  E.M. Mônica de Castro, E.M Paulo Teixeira de Mendonça no Negrão de Lima, e a E.M. Hebert de Sousa, no Setor Balneário Meia Ponte.

 


Leia mais sobre: Esportes