29 de agosto de 2024
Cidades

Aprovados nos concursos da Defensoria Pública do Estado podem ser convocados no primeiro semestre de 2015

O número de atendimentos da Defensoria Pública do Estado de Goiás cresceu 29,1%, em relação a 2013, somando um total de 213.839. Para aumentar esse número, o defensor público geral, Cleomar Rizzo, declarou que é preciso aumentar o número de servidores.

Em entrevista ao site Rota Jurídica, Cleomar afirmou que os dois concursos realizados pelo órgão já foram homologados. Segundo ele, o governador Marconi Perillo (PSDB) anunciou a possibilidade da nomeação de um grupo ainda no início deste ano. “Ambos concursos foram homologados. Estamos fazendo gestão com o governador. Ele já anunciou inclusive a possibilidade da nomeação de um grupo no início de 2015. Mas é um cronograma logicamente que em razão também de questões orçamentárias. O objetivo é dar posse a todas essas pessoas que foram aprovadas nesses concursos”, disse o defensor geral.

Para o defensor geral, “a vinda dos defensores oriundo desses concursos não tenha dúvida que será o marco da consolidação da instituição no Estado de Goiás”.

De acordo com Cleomar, a Defensoria ainda está em uma fase inicial de consolidação, já que ela tem apenas seis defensores públicos de carreira. “Nós ainda não temos ainda um quadro de servidores de apoio, trabalhamos com servidores emprestados do Estado, mas mesmo assim a Defensoria não se furta à prestação do serviço à população”.

Sobre a PEC das Defensorias Públicas, aprovada pelo Senado em junho deste ano, que estabelece um prazo de oito ano para que seja criada uma estrutura necessária ao trabalho dos defensores públicos em todas as comarcas do País, Cleomar afirmou que essa medida é para dar nova formatação para prestação do serviço à população. De acordo com ele, Goiás está se preparando para isso e vai conseguir atingir esse objetivo com a convocação dos aprovados nos concursos.

Outra ferramenta da Defensoria para facilitar o acesso da população e o Teleatendimento. Segundo Cleomar Rizzo, em 2014, foram realizadas 2,5 mil consultas, onde o cidadão pode tirar dúvidas sem a necessidade de comparecer ao local de atendimento.


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