O pequizeiro é um tipo de árvore que atinge geralmente 10 metros de altura, possui tronco com ramos grossos, normalmente tortuosos, de casca áspera e rugosa de cor castanha acinzentada. O caule, com madeira bastante resistente, é usado como fonte de carvão siderúrgico, na construção de dormentes, esteios de curral e mourões. Também é usada na construção civil, fabricação de móveis. As raízes prestam-se à preparação de partes de pequenas embarcações. O pequi é um símbolo do Cerrado. Na Câmara Municipal de Goiânia, foi aprovado em segunda votação projeto que institui o plantio do Pequi em praças públicas da capital. Além das praças, o projeto também prevê o plantio em locais indicados pela Prefeitura de Goiânia. A matéria é de autoria do suplente de vereador Eudes Vigor (PSDB).
Na justificativa do projeto, o então vereador assegurou que “o pequi para os goianos é mais que um alimento. Faz parte de sua identidade e cultura”. Em plenário, os parlamentares concordaram com a matéria. Um dos locais de destaque seria a Alameda Pequizeiro, situada no anel externo do Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás.
“Às vezes um projeto que não seja importante para uma pessoa, seja para quem fez a propositura. O pequi é um símbolo do nosso estado, da nossa cidade, relatei favorável porque é pertinente. É uma simbologia a exemplo de Itu com os grandes orelhões, porque não o pequi aqui em Goiânia”, argumentou o relator do projeto, Zander Fábio (PEN).