30 de agosto de 2024
Destaque

Aposentados da Rede Estadual de Educação em Goiás preparam protesto contra desconto previdenciário

Bia de Lima, presidente do Sintego (Foto: Sintego)
Bia de Lima, presidente do Sintego (Foto: Sintego)

Aposentados da Rede Estadual de Educação prometem se reunir em protesto a partir das 15h desta quinta-feira (26/08) na porta da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A pauta da manifestação é o desconto de 14,25% estabelecido a partir da reforma da previdência estadual. O ato é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego).

Segundo a presidenta da entidade, Bia de Lima, o ato promete terá participação de servidores aposentados dos quatro cantos de Goiás e só não terá grandes aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus. Apesar disso a entidade prevê quatrocentos pessoas na porta da Assembleia. “O presidente da Casa, Lissauer Vieira [PSB] ficou de nos receber para ouvir nossas demandas”, destaca.

Desconto traumático

Com a aprovação da Reforma da Previdência Estadual, em 2019, servidores públicos aposentados que contribuíram com a previdência por 30, até 40 anos e recebem abaixo do teto do INSS – cerca de R$ 6.000,00 – voltaram a ter descontos nos vencimentos, valores que chegam a R$ 780,00, quando mais precisam. Desde então, o sindicato segue na luta pela retirada do desconto. “Alguns estão passando muitas dificuldades com a reforma que foi tão cruel quanto a do governo Jair Bolsonaro”, dispara Bia ao Diário de Goiás.

Após concentração na Alego, os manifestantes sairão em passeata até o Palácio Pedro Ludovico para protocolizar um abaixo-assinado e manifesto ao governador, Ronaldo Caiado, solicitando a retirada do desconto.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários