Após ataques de Israel em Gaza, cerca de 50 países pedem reunião de emergência da Assembleia Geral da ONU para solicitar uma “pausa humanitária” proposta pelo Brasil. O projeto foi vetado pelos Estados Unidos, pois o país americano defendeu o direito de autodefesa que tem sido feito por Israel.
Segundo o portal UOL, o Grupo Árabe e o Grupo da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) nas Nações Unidas em Nova York, solicitam a retomada da décima sessão especial de emergência da Assembleia Geral após o veto lançado em 18 de outubro. A proposta apresentada pelo Brasil recebeu 12 votos favoráveis, 1 voto contrário e 2 abstenções.
No momento países como Argélia, Indonésia, Arábia Saudita, Marrocos, Turquia, Moçambique, Nigéria, Camarões e Paquistão se unem na solicitação.
“Infelizmente não foi possível se aprovar essa resolução. Ficou clara uma divisão de opiniões, mas acho que do nosso ponto de vista, da nossa Presidência e do governo brasileiro, fizemos todo o esforço possível para que cessassem as hostilidades”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira em entrevista concedida no Itamaraty a jornalistas sobre a operação Voltando em Paz.
Leia mais sobre: Brasil e EUA / EUA / Hamas / Israel / Geral