22 de dezembro de 2024
Alerta

Após relatos de cegueira temporária, Anvisa emite alerta sobre pomadas para trançar cabelo

O efeitos são resultado de reações adversas, após o uso dos produtos para fazer penteados nos cabelos, região de contato próximo com os olhos
A pomada fixadora é utilizada para fazer penteados, como tranças. Foto: Reprodução/Pinterest
A pomada fixadora é utilizada para fazer penteados, como tranças. Foto: Reprodução/Pinterest

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta sobre o uso de produtos para modelar e trançar cabelos, comercializados no Brasil. Os pomadas e fixadores estariam causando efeitos indesejáveis como a cegueira temporária e reações alérgicas, com casos crescentes no país.

A agência alertou para situações em que os produtos causam irritação, ardência nos olhos, dores de cabeça, vermelhidão e inchaço ocular, e até para casos mais graves, como a cegueira temporária e lesões nos olhos. “Segundo diagnóstico médico, em um dos casos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão de consumidores com prazos de até 15 dias”, ressaltou.

As pomadas são muito utilizadas como fixadoras e modeladoras de penteados, como as tranças afro, por exemplo. Nesse tipo de penteado, esses produtos podem permanecer horas ou dias em contato direto com o couro cabeludo, em região muito próxima dos olhos.

O alerta é para fazer uso somente de produtos que sejam regularizados pela agência e, chama atenção para cuidados específicos na hora da lavagem dos cabelos, para não transferir o produto para os olhos. O órgão solicitou ainda que em casos de efeitos indesejáveis relacionados ao uso dos produtos, seja feito o registro de reclamação e ocorrência no site.


Leia mais sobre: / Saúde