Após problemas no sistema, que travou o envio da lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 às instituições de ensino superior, e do atraso do acesso aos resultados pelos estudantes em um dia, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o calendário de matrículas. O período de matrículas, que anteriormente ia do dia 27 a 31 de janeiro, foi estendido até dia 3 de fevereiro.
Com o problema do sistema, algumas universidades não receberam a lista de aprovados para as matrículas. Assim, pelo menos oito instituições suspenderam o calendário até que a lista fosse enviada e os trâmites normalizados.
De acordo com a Folha de S.Paulo, entre as universidades que anunciaram a suspensão das matrículas estão: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFPB (Universidade Federal da Paraíba), UFPel (Universidade Federal de Pelotas), Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), UFS (Universidade Federal de Sergipe), UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) e IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).
As instituições comunicaram, por meio das redes sociais, que o cronograma de matrículas segue indefinido até que recebam a lista de aprovados do MEC. A lista que as universidades precisam receber para o processo de matrículas é diferente da relação de aprovados.
O lista de aprovados no Sisu 2025, que deveria ter sido disponibilizada aos candidatos no domingo (26), só foi publicada no site na segunda-feira (27). A relação de aprovados ainda não foi recebida por algumas instituições. O Ministério da Educação ainda não esclareceu o motivo da demora.
Leia mais sobre: Calendário de Matrículas Sisu / mec / Sisu 2025 / Geral