14 de novembro de 2024
Internacional

Após presença na COP27, Lula desembarca em Portugal para “reconstruir” relações com país luso

Brasil se distanciou do país europeu durante mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL)
Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chega a Portugal nesta sexta-feira (18) e se encontrará com o primeiro-ministro, António Costa, e com o presidente Marcelo Rebelo, em Lisboa. (Foto: reprodução/Facebook)
Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chega a Portugal nesta sexta-feira (18) e se encontrará com o primeiro-ministro, António Costa, e com o presidente Marcelo Rebelo, em Lisboa. (Foto: reprodução/Facebook)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarca nesta sexta-feira (18) em Lisboa, capital de Portugal, depois de sua passagem pela 27ª Conferência Internacional do Clima das Nações Unidas (COP27). Na agenda do petista esta um encontro com o presidente do país luso, Marcelo Rebelo de Sousa, e, depois, com primeiro-ministro, António Costa.

Um dos objetivos da viagem, direta ou indiretamente, é retomar as relações com o país europeu, já que, nos últimos quatro anos, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), houve certo distanciamento entre ambas nações. Inclusive, na última vez em que o presidente de Portugal esteve no Brasil, Bolsonaro cancelou o compromisso apenas por que Marcelo também se encontraria com Lula. Na época, em setembro deste ano, situação repercutiu negativamente pelo mundo.

Em entrevistas à jornais de Portugal, o chefe da diplomacia portuguesa, João Gomes Cravinho, afirmou que há entusiasmo pela retomada da relação bilateral com o Brasil.

“A nossa expectativa é de grande entusiasmo naturalmente. Temos, em relação aos próximos quatro anos, uma grande vontade que acreditamos ser mútua de trabalharmos de forma intensa. Não realizamos, entre Portugal e Brasil, uma cimeira desde 2016, as cimeiras supostamente eram anuais e, portanto, estamos com muita vontade de recuperar o tempo”, disse, completando que se trata de um “sinal muito forte” Lula escolher Portugal como primeiro país para uma visita bilateral.

Após passar o dia em Portugal, Lula retorna para o Brasil neste sábado (19) e, a partir daí, deve começar a informar os nomes que farão parte do seu governo.


Leia mais sobre: / Política