20 de novembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:00

Após notificações, Saúde de Goiânia investiga surto de caxumba em escolas

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia iniciou uma investigação de possível surto de caxumba em escolas públicas e privadas. Desde janeiro deste ano, foram notificados 55 casos, sendo este o quarto possível surto só este ano. De acordo com a SMS, os mais afetados pela doença, até o momento, foram adolescentes e adultos.

A investigação é feita pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde de Goiânia (CIEVS). A caxumba é uma infecção viral que atinge crianças, em sua maioria. No entanto, quando afeta adultos, os sintomas podem ser mais fortes.

A transmissão da caxumba se dá por via aérea e os surtos costumam surgir durante o inverno e primavera. Os principais sintomas são dor nas glândulas salivares, principalmente a parótida. Algumas pessoas também demonstram aumento das glândulas.

Segundo a Saúde de Goiânia, de 20% a 30% dos homens infectados apresentam inflamação nos testículos. No caso das mulheres, 15% das infectadas apresentam inflamação nos ovários. A Prefeitura orienta que aos primeiros sinais, as pessoas procurem atendimento médico para iniciar o tratamento. Diagnosticado com caxumba, os pacientes devem ficar afastados das atividades do trabalho ou escola por até nove dias.

Ainda de acordo com a SMS, a melhor forma de prevenção é a vacina tríplice viral. A dose é disponibilizada nas salas de vacinação das unidades municipais para pessoas de 1 a 49 anos.

Março

Por volta do dia 18 de março, o CIEVS foi notificado sobre uma ocorrência de surto de caxumba em uma escola privada de Goiânia. Ao todo, 19 jovens foram contaminados, com idades entre 16 e 21 anos.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades