07 de janeiro de 2025
Economia

Após Lava Jato, Petrobras endurece regras para contratação de fornecedores

Objetivo é aumentar a segurança nas contratações de bens e serviços e reduzir riscos em relação às práticas de fraude e corrupção. (Foto: Agência Brasil)
Objetivo é aumentar a segurança nas contratações de bens e serviços e reduzir riscos em relação às práticas de fraude e corrupção. (Foto: Agência Brasil)

O processo de gestão de fornecedores da Petrobras ficou mais rigoroso. A partir de agora as empresas contratadas deverão fornecer informações detalhadas sobre estrutura, finanças e mecanismos de conformidade e combate à fraude e à corrupção. Esses e outros itens estão dentro do processo conhecido como Due Diligence de Integridade, anunciados nesta sexta-feira (31).

De acordo com a Companhia, o objetivo é aumentar a segurança nas contratações de bens e serviços e reduzir riscos em relação às práticas de fraude e corrupção. Além disso, a Petrobras está implementando ações para que apenas os fornecedores que comprovarem a adoção de medidas de conformidade e integridade sejam mantidas no cadastro da empresa para que possam participar de licitações.

As empresas que possuem ligação com as investigações da Operação Lava Jato serão bloqueadas. Em seguida, serão avaliadas os fornecedores em processo de renovação ou em fase de inclusão no cadastro corporativo. Os novos contratos serão assinados se os fornecedores forem aprovados no novo modelo de análise de integridade.

Com isso, as empresas darão à Petrobras o direito de realização de auditorias em seus padrões de integridade e de combate à fraude e à corrupção.


Leia mais sobre: Economia