17 de novembro de 2024
Brasil • atualizado em 13/02/2020 às 00:12

Após impeachment, Senado dá posse a Temer

Depois de decisão do plenário do Senado pelo impeachment de Dilma Rousseff que ocorreu nesta quarta-feira (31), o plenário do Congresso Nacional deu posse a Michel Temer como presidente do Brasil. Temer governará o país até 31 de dezembro de 2018.

Diante do afastamento de Dilma que teve início em maio deste ano, Temer estava no cargo interinamente até a decisão do plenário. A posse foi disposta pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros do PMDB.

O atual presidente leu um juramento na cerimônia que ocorreu no plenário do Senado, em que se comprometeu a defender e a respeitar a Constituição Brasileira.

Michel Temer que foi eleito como vice-presidente junto com Dilma Rousseff em 2010 e depois reeleito em 2014, assumiu de forma definitiva a Presidência da República até o termino do atual mandato.

Temer ocupou por três vezes a presidência da Câmara dos Deputados, que foi apontado pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) em 2009 como parlamentar mais influente do Congresso Nacional. E, por vários anos, esteve entre os mais influentes deputados do Brasil.

Temer também é jurista especializado em direito constitucional e já atuou como parlamentar por cerca de 25 anos, entre mandatos assumidos como eleito e suplente. Atualmente está licenciado da presidência do PMDB, para qual foi eleito cinco vezes.

Leia mais:


Leia mais sobre: Brasil