23 de dezembro de 2024
Cultura religiosa

Após dois anos de ausência, Cavalhadas de Pirenópolis voltam a ser realizadas em junho

A festa popular será realizada nos dias 5, 6 e 7 de junho em um novo local: o Módulo Esportivo
As Cavalhadas são celebrações que fazem parte da Festa do Divino Espírito Santo
As Cavalhadas são celebrações que fazem parte da Festa do Divino Espírito Santo

Depois de dois anos de ausência devido à pandemia, as tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis voltam este ano e com novidades. A festa popular será realizada nos dias 5, 6 e 7 de junho em um novo local: o Módulo Esportivo. A decisão foi tomada durante reunião realizada no Cavalhódromo do município pelo secretário de Cultura do Estado de Goiás, César Moura, com o secretário de Cultura de Pirenópolis, Ronaldo Félix, representantes do Circuito das Cavalhadas e comunidade. 

“O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) se colocou à disposição e disse que o município é que iria decidir onde seriam as Cavalhadas em 2022. A cidade escolheu o Módulo Esportivo e vamos colocar uma estrutura móvel nesse local para a realização da festa deste ano, mas com o compromisso de reformar o Cavalhódromo para o ano que vem”, ressaltou César Moura.

O Cavalhódromo do município, que abrigava o evento, está interditado pelo Corpo de Bombeiros desde o ano passado. Laudo técnico da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) também apontou que o local tem problemas estruturais e não poderá abrigar a festa. A equipe da Secult Goiás deverá iniciar na próxima semana os trabalhos para a reforma e reestruturação do espaço. “Como não teremos tempo hábil, este ano será no Módulo Esportivo e, no ano que vem, no Cavalhódromo”, garantiu César Moura. 

O secretário ainda destacou que o espaço será organizado seguindo conversas e decisões tomadas pela comunidade e pelos participantes da festa, conforme determinação do governador Ronaldo Caiado. “Todas as necessidades da quantidade de camarotes, espaçamento para o povo da Cavalhada, o acesso dos mascarados serão decididos para contemplar tudo e nós apoiaremos também as pessoas para poderem ir com segurança ao evento.”

Para o rei Cristão da Festa em Pirenópolis, Adail Luiz Cardoso, o posicionamento do Governo de Goiás em colocar a decisão da escolha do local nas mãos da população foi a mais acertada. “Eu agradeço muito por isso! A nossa expectativa agora é a melhor que tem”. 

“O governador Ronaldo Caiado tem dado todo o apoio, junto com a Secretaria de Cultura, e isso é muito importante”, ressaltou o rei mouro Inácio Rosicler de Pina. 

História

As Cavalhadas são celebrações que fazem parte da Festa do Divino Espírito Santo. Inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média, elas ocorrem há mais de 200 anos em Goiás e são uma demonstração de religiosidade e cultura, e que ainda fomenta o turismo e a economia local. 

O cenário consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros que ocorreram durante a ocupação moura na Península Ibérica (século IX a século XV). São dois exércitos com 12 cavaleiros cada, que durante três dias se apresentam, encenando a luta, ricamente ornada e com belíssimas coreografias. Junto a esta manifestação, há a presença dos mascarados, personagens incontáveis que se vestem com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé, fazendo algazarras.


Leia mais sobre: Cidades