A Prefeitura de Goiânia publicou, no Diário Oficial do Município desta terça-feira (8), a exoneração de 1.962 comissionados da administração municipal (Confira documento ao final). O prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) demitiu os servidores dois dias após ficar no penúltimo lugar nas eleições municipais de 2024, quando obteve apenas 3,14% de preferência do eleitorado, totalizando 21.616 votos.
O documento, com 82 páginas, detalha em ordem alfabética os nomes dos comissionados exonerados e seus respectivos cargos e lotações. Entre os cargos estão profissionais em cargos de confiança como gerentes, superintendentes, assessores e coordenadores, incluindo diversos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em nota, a assessoria de comunicação do prefeito afirmou que as demissões fazem parte de uma reorganização para os últimos meses da atual gestão. “A medida reflete o compromisso em garantir o cumprimento das metas fiscais e manter a saúde financeira do Município até o final do ano. A administração ressalta que eventuais nomeações poderão ser realizadas, caso sejam identificadas necessidades em áreas estratégicas”, informou.
Nesta terça-feira, a repercussão das demissões na prestação de alguns serviços públicos causou perplexidade na população. A Tv Anhanguera mostrou, por exemplo, como a falta dos servidores impactou unidades como a UPA Vet, onde animais de famílias sem condições de pagar por serviços veterinários procuram atendimento, mas que hoje ficaram sem resposta até para serviços de urgência que estavam agendados.
Mudança de conduta
Em coletiva de imprensa no domingo (6), o prefeito Rogério Cruz tinha afirmado que o resultado do primeiro turno das eleições municipais não afetaria a continuidade das entregas previstas até o final de seu mandato. Com a definição de Sandro Mabel (União Brasil) e Fred Rodrigues (PL) para o segundo turno, Rogério garantiu que encerrava sua participação no pleito com a sensação de dever cumprido, destacando o trabalho realizado por Goiânia.
Ao final da coletiva de imprensa, Rogério agradeceu à população e reforçou seu compromisso de entregar uma cidade melhor até o fim de sua gestão:
“Saio de cabeça erguida, sei o quanto trabalhamos pela cidade, e vamos continuar até o dia 31 de dezembro de 2024. Ainda há muito a ser feito por Goiânia, e vamos seguir nesse ritmo.”
Confira documento do Diário Oficial:
Leia mais sobre: Demissão / Eleições 2024 / Rogério Cruz / Cidades / Goiânia / Notícias do Estado